Internet: Brasil ultrapassa 100 milhões de acessos em banda larga

O crescimento dos acessos nos últimos doze meses foi de 37%, com 27 milhões de novas conexões ativadas.


A evolução mais significativa em número de
acessos no período analisado se deu no
segmento móvel

O Brasil acaba de alcançar mais uma importante conquista: o número de acessos à internet banda larga ultrapassou a marca de 100 milhões no último dia 7 de maio. A informação consta no levantamento divulgado, nesta quarta-feira (22), pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). De acordo com o estudo, o crescimento dos acessos nos últimos doze meses foi de 37%, com 27 milhões de novas conexões ativadas no período. Do total de 100 milhões de acessos, 78,7 milhões são de banda larga móvel e 21,3 milhões de banda larga fixa.

 

A evolução mais significativa em número de acessos no período analisado se deu no segmento móvel – onde estão contabilizadas as conexões por celulares e tablets –, com 45% de crescimento em relação a maio de 2012. Na banda larga móvel, 64,1 milhões são de conexões celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina.

O elevado crescimento dos acessos à web foi motivado especialmente pelo aumento da cobertura da rede: 456 municípios ativaram o serviço de banda larga móvel nos últimos 12 meses. Só neste ano, 86 municípios receberam as redes de 3G. Ao todo, a rede 3G está instalada em 3.371 municípios, onde moram 89% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013.

Inaugurada recentemente, no dia 30 de abril, a internet 4G – que permite velocidade de acesso até dez vezes mais rápida que a 3G –, já conta com cerca de 50 mil acessos. A nova rede foi instalada nas seis cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) e está sendo expandida antecipadamente para outros municípios, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Na banda larga fixa, por sua vez, o crescimento nos últimos doze meses foi de 14%, com a ativação de 2,7 milhões de acessos no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

Catharine Rocha

Leia mais:

IBGE: acesso à web salta entre os mais pobres

Marco civil: ‘Pai’ da web elogia Brasil e defende texto de petista

 

To top