Humberto Costa

Intervenções militares podem se alastrar por Estados

Segundo Humberto, governo pode se sentir autorizado a fazer intervenções federais em Sergipe, Ceará, Alagoas ou Rio Grande do Norte
Intervenções militares podem se alastrar por Estados

Humberto Costa durante reunião do Conselho da República sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro. Foto: Marcos Corrêa

Após decretar intervenção federal no Rio de Janeiro, o governo Temer poderá ampliar a decisão para Estados que registram índices de violências piores que os fluminenses. O alerta foi feito nesta segunda-feira (19) pelo líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), após participar da reunião do Conselho da República sobre a intervenção no Rio.

Humberto acredita que o governo federal pode se sentir autorizado, a partir de agora, a agir da mesma forma com Sergipe, Ceará, Alagoas ou Rio Grande do Norte, por exemplo, onde se registra forte presença do crime organizado e mais mortes violentas por 100 mil habitantes do que em qualquer lugar do país.

“Como o governo vai agir nesses locais? Por que o Rio Grande do Norte, que teve uma crise penitenciária aguda recentemente, seguida de uma onda de violência nas ruas das cidades, não teve tratamento parecido? Fiz todas essas perguntas na reunião e não obtive respostas”, disse, lembrando que Pernambuco também tem reconhecida situação de violência maior que a do Rio, sem que tenha passado por intervenção dessa natureza.

Leia a matéria na íntegra

To top