milhões na espera

Jaques Wagner quer ouvir Onyx sobre fila do Bolsa Família

Audiência também debaterá a urgente necessidade de restauração dos benefícios, bem como saber o impacto do atraso no aumento das desigualdades nos pequenos e médios municípios
Jaques Wagner quer ouvir Onyx sobre fila do Bolsa Família

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, requerimento convidando o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a comparecer à Comissão de Desenvolvimento Regional para prestar esclarecimentos sobre a fila de brasileiros que esperam pelo bolsa família.

“Hoje, o número de pessoas chega a 3,5 milhões, o que representa 1,5 milhão de famílias de baixa renda, sendo a grande maioria no Nordeste do país. O ministro precisa explicar o que está ocorrendo”, disse Wagner. “O bolsa família vem sofrendo desmonte e exclusão de beneficiários, e os reflexos dos cortes são percebidos pelo aumento da população de rua e o agravamento da condição de extrema pobreza”, acrescentou o senador.

A audiência pública terá também o propósito de debater a urgente necessidade de restauração desses benefícios, bem como saber o impacto do atraso no aumento das desigualdades nos pequenos e médios municípios.

Hoje, sem o dinheiro do programa social, a população dos municípios voltou a bater à porta das prefeituras em busca de comida e outros auxílios. O levantamento realizado pelo jornal Estado de São Paulo levou em consideração somente as pessoas situadas na extrema pobreza e com dados atualizados apenas ao longo do ano de 2019.

Conforme os dados apurados, o Nordeste é onde está a maior parcela de defasagem. Das 1,5 milhão de famílias, 606,8 mil estão distribuídas pelos 9 estados da região o que corresponde a 39,1% das famílias que deveriam ser beneficiárias. Outros 36.8% estão espalhados pelo Sudeste, num total de 571,6 mil famílias.

Leia mais:

Fila do Bolsa Família é reflexo do desmonte do Estado

To top