Segurança

Jaques Wagner: “Uma operação com mortos jamais será exitosa”

Líder do Governo no Senado defende que o combate ao crime organizado deve priorizar inteligência e o bloqueio do financiamento, e não ações de guerra.

Alessandro Dantas

Jaques Wagner: “Uma operação com mortos jamais será exitosa”

Jaques Wagner defendeu nova abordagem em segurança, centrada no uso da inteligência.

O líder do Governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), comentou nesta quarta-feira (29) sobre a operação policial realizada no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 100 mortes. O senador lamentou o alto número de vítimas e defendeu uma nova abordagem na política de segurança pública, centrada no uso integrado da inteligência e no combate ao financiamento do crime organizado.

“Uma operação com mortos jamais será exitosa. Fizeram um terreno de batalha no Rio de Janeiro”, afirmou Wagner, em entrevista na rádio Band Conquista hoje. “Eu acredito na eficácia de operações que combinam inteligências e desmontam aquilo que é o ponto central no crime organizado, que é o cofre, o financiamento”, completou.

O senador destacou que o Governo Federal vem priorizando ações de inteligência e citou exemplos recentes de operações bem-sucedidas em outros estados como a que atingiu “o centro financeiro de São Paulo, que tinha ligação com o PCC. Na Bahia foi feita a Operação Primus que conseguiu bloquear mais de R$ 6,5 bilhões do crime organizado”, destacou.

Wagner também fez um apelo pela unidade entre os entes federativos e criticou a exploração política de tragédias. “Quem quer faturar politicamente em cima do que aconteceu no Rio está no caminho errado. Nós temos que dar as mãos porque a questão da segurança é um problema mundial. Acho que temos que tratar desse assunto com a seriedade que ele merece”, finalizou.

To top