C&T

Jean Paul é vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia

Senador que tem se destacado em discussões sobre temas ligados ao colegiado foi eleito na quinta-feira (19)
Jean Paul é vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia

Foto: Alessandro Dantas

Jean Paul é eleito vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi eleito nesta quinta-feira (19) vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Desde que assumiu o mandato, há pouco mais de três anos, o parlamentar se destacou em debates sobre temas ligados ao colegiado, como a avaliação das políticas públicas para implantação do 5G no Brasil.

Ao se declarar honrado em assumir o cargo, Jean Paul defendeu o acesso de toda a população às tecnologias mais avançadas que estão chegando ao país. “De nada adianta dizermos que no Brasil chegou tal modelo de telefone ou tecnologia, se isso servir apenas 10 ou 12 pessoas, ou 10 mil pessoas. Nós temos a responsabilidade de tratar do futuro, mas, ao mesmo tempo, de resgatar no presente a justiça social, a universalidade dos serviços e benefícios que a tecnologia pode trazer”, disse.

Jean Paul foi um dos principais articuladores para viabilizar a aprovação do PLC 142/2018, que institui a Política de Inovação Educação Conectada, “importante para que avancemos na oferta de internet em banda larga nas escolas públicas”, como definiu durante a tramitação da proposta, no ano passado.

Nos últimos meses, o senador tem trabalhado na relatoria do Marco Regulatório da Eletromobilidade (PL 454/2017), área em que já tem experiência de atuação em seu estado: junto com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), titular da vaga hoje exercida por ele, Jean Paul tenta viabilizar o Parque Tecnológico do estado, em Macaíba, com foco nas áreas de saúde, energia e indústria 4.0.

Política Nacional de C&T

Na mesma sessão que elegeu o senador, a CCT aprovou a realização de audiências públicas para debater a proposta da nova Política Nacional de Ciência e Tecnologia, que está em debate no Conselho Nacional do setor. A iniciativa é do agora vice-presidente Jean Paul Prates.

(Com assessoria do senador Jean Paul Prates)

To top