MODO PT

Jean Paul Prates garante recursos para Institutos Federais no Orçamento

Em março, o governo Bolsonaro cortou verbas de universidades e institutos federais, reduzindo os orçamentos em 30%
Jean Paul Prates garante recursos para Institutos Federais no Orçamento

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) garantiu emendas financeiras ao Orçamento da União para os Institutos Federais. Único parlamentar do Rio Grande do Norte na Comissão Mista de Orçamento, Jean Paul obteve apoio no colegiado para assegurar que os institutos tenham prioridade na Lei de Diretrizes Orçamentárias em 2020.

Em março, o governo Bolsonaro cortou verbas de universidades e institutos federais, reduzindo os orçamentos em 30%. “Os estudantes merecem o respeito e a certeza de que o governo não vai desmantelar as políticas educacionais, apesar do pensamento do ministro da Educação, Abraham Weintraub”, disse o senador.

O corte se deu no orçamento para despesas discricionárias, usadas para pagar, por exemplo, as contas de água e luz, além de serviços de limpeza. Se forem incluídas as universidades federais, os cortes na educação promovidos pelo MEC superaram R$ 2 bilhões.

Por conta disso, estudantes em todo o Brasil saíram às ruas para protestar. Jean Paul também vai apresentar emenda individual para garantir recursos às universidades federais na LDO.

Nessa terça-feira (02), a Comissão de Educação do Senado ainda aprovou emenda do senador assegurando recursos orçamentários para a infraestrutura da educação básica. “A ideia nossa é garantir que no Orçamento de 2020 a educação tenha assegurado recursos, do ensino básico ao superior”, disse Jean Paul.

Confira a íntegra da matéria

 

 

To top