Ciência e Teconologia

Jean Paul quer debater política de proteção de dados brasileiros

O assunto virou uma batalha geopolítica. Recentemente, o Google e a empresa chinesa Huawei entraram numa guerra
Jean Paul quer debater política de proteção de dados brasileiros

Foto: Alessandro Dantas

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou, na quarta-feira, a realização de uma audiência pública para debater a segurança cibernética. A proposta foi uma iniciativa do senador Jean Paul Prates (PT-RN). Recentemente, o Google – detentor do sistema operacional Android para terminais de comunicações móveis – anunciou a suspensão de seus negócios com a Huawei.

Com a medida, a empresa chinesa poderá perder acesso às atualizações do Android, com o qual todos os seus smartphones funcionam. A próxima versão de seus celulares poderá não conter alguns aplicativos, como a loja Google Play Store e o serviço de e-mails Gmail. Os Estados Unidos proibiram empresas americanas de negociar com estrangeiras consideradas perigosas para segurança nacional.

Segundo Jean Paul, o Brasil não tem, no contexto atual, uma política de prevenção contra ciberataques e está à mercê do jogo tecnológico que move Estados Unidos e China na dominação do mercado de internet 5G. Além disso, precisa tratar do futuro do armazenamento de dados remotos.  “O tema é de fundamental importância, por remeter a questões de segurança nacional e a ações governamentais voltadas à proteção de informações sensíveis, de caráter estratégico, que podem ser alvo de monitoramento por outros países”, justifica.

Confira a íntegra da matéria

To top