pedido de esclarecimentos

Jean Paul quer esclarecimentos sobre ingerência no BB

"Notícias recentes dão conta de sinais preocupantes que produzem incertezas e inseguranças sobre a administração do Banco do Brasil, uma das instituições financeiras mais importantes do país", afirma o senador
Jean Paul quer esclarecimentos sobre ingerência no BB

Foto: Alessandro Dantas

O líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), apresentou nesta segunda-feira (5) um requerimento de convocação do ministro Paulo Guedes (Economia), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Ele quer que o ministro preste esclarecimentos sobre denúncias de tentativas de ingerência sobre o Banco do Brasil. No dia 18 de março de 2021, André Brandão pediu exoneração do cargo de presidente do Banco. E, em seguida, dois conselheiros, Hélio Lima Magalhães e José Guimarães Monforte, solicitaram sua desvinculação da empresa.

“Notícias recentes dão conta de sinais preocupantes que produzem incertezas e inseguranças sobre a administração do Banco do Brasil, uma das instituições financeiras mais importantes do país, patrimônio público, e símbolo da democratização da bancarização do país”, afirma o líder.

Também foi convidado para a audiência pública o ex-presidente André Brandão e os ex- conselheiros Hélio Lima Magalhães e José Guimarães Monforte.

“Em decorrência dessas sucessivas turbulências, que prejudicam a confiabilidade da empresa e afetam seu valor de mercado e sua governança, é necessário reestabelecer a tranquilidade do setor municiando a opinião pública com informações sobre quais seriam tais “tentativas de desrespeito governança corporativa” que tiveram efeito no âmbito do Banco do Brasil. Igualmente, é preciso esclarecer o contexto nebuloso da indicação de nome desqualificado por seus pares para o exercício da função de chefia de uma das empresas públicas mais importantes do país”, completa.

Confira o requerimento

To top