Jean Paul Prates

Senador nas redes: SiteFacebook | Twitter | Instagram | Youtube

Jean Paul Terra Prates (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1968) é advogado, economista, empresário, ambientalista e especialista em energia, principalmente as renováveis. Com mestrado em Gestão de Energia e Recursos Renováveis, pela Universidade da Pensilvânia e, em Economia da Energia, pelo Instituto Francês do Petróleo, o novo senador tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.

Jean Paul Prates foi secretário de Energia do Rio Grande do Norte durante o governo Wilma de Faria, quando implantou sua proposta de desenvolvimento para o setor energético, com fontes renováveis e a revitalização do setor de petróleo. Durante sua gestão, o Rio Grande do Norte alcançou autossuficiência energética, chegando a exportar energia eólica e combustíveis para toda a região nordeste. À frente da Secretaria de Energia, Jean Paul Prates conseguiu ainda a ampliação e reconhecimento da Refinaria Potiguar Clara Camarão (em Guamaré) e viabilizou a entrada da Termoaçu (no Vale do Açu) e da Bioformosa (primeira usina térmica a biomassa do estado, no Agreste).

Na área de petróleo, participou da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), no final da década de 80. Em 1991, fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo, chegando a ter 120 consultores associados. Hoje, a empresa conta com mais de 60 profissionais reunidos. Prates atuou como Consultor do Ministério das Minas e Energia e da ANP na elaboração de diversos instrumentos regulatórios, além de portarias referentes ao mercado de gás, livre acesso à logística e combustíveis. Em 1997, participou da elaboração da Lei do Petróleo. Também foi o redator do Contrato de Concessão oficial brasileiro e do Decreto dos Royalties, que beneficiou inúmeras cidades e estados brasileiros.

Até pouco antes da posse, Jean Paul Prates dirigia duas empresas de consultoria: uma na área de petróleo/gás e outra nas áreas de energia renovável e meio ambiente, das quais se afastou para exercer o mandato. Também presidia o Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, que reúne associações nacionais, empresas e fornecedores do setor energético.

Foi recentemente reconhecido como um dos três mais influentes no setor de energia renovável no Brasil e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia – Recharge (europeia) e WindPower (norte-americana).

Jean Paul Prates é filho do gaúcho Paulo Altivo Arbo Prates e Françoise Andree G. Terra Prates. A mãe saiu da França, com a avó, a pé, aos oitos anos, em direção a Portugal, fugindo da ocupação nazista. Já o pai é de uma família com muitos políticos, descentes do jornalista Júlio Prates de Castilho, que governou por duas vezes o Rio Grande do Sul e deu origem à corrente política Castilhismo. O avô foi um dos seguidores de Getúlio Vargas e participou da revolução de 30. Seu pai e tios ocuparam cargos nos governos de Juscelino e Jânio Quadros. Após o golpe, seu pai migrou para os Estados Unidos, onde conheceu e se casou com a mãe de Jean Paul, que trabalhava então como comissária da TWA. “Eles voltaram ao Brasil em 1968, o ano que não terminou e o ano em que eu nasci”, costuma dizer o novo senador.

Jean Paul Prates foi eleito, em 2014, primeiro suplente da Senadora Fátima Bezerra (RN). Com a eleição da senadora ao governo do estado, assume definitivamente o mandato, até 2023.

Fale com o senador
Senado Federal – Ala Senador Teotônio Vilela Gabinete 03
Telefones: (61) 3303- 1777/1884 – Fax: (61) 3303-1701
E-mail: [email protected]

To top