Jorge Viana cobra ajuda aos refugiados haitianos no Acre

Ela quer ação imediata dos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para o socorro de cerca de mil haitianos que estão em situação precária.

O senador Jorge Viana (PT-AC)  voltou a cobrar, da tribuna, a ação imediata dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para o socorro de cerca de mil haitianos que estão em situação precária na cidade acreana de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia.

Segundo o senador acreano, de 40 a 50 haitianos chegam à cidade por fim de semana,  nm indício de tráfico internacional de pessoas. Os haitianos saem do Haiti pela fronteira com a República Dominicana,  de lá vão para o Panamá, depois seguem para o Equador e acabando chegando no Acre pela rodovia Transoceânica, que conecta o Brasil aos países andinos.

Jorge Viana disse que o governador do Estado, Tião Viana, está oferecendo abrigo e alimentos aos refugiados, mas alegou que o problema, pela sua gravidade e extensão, é da competência federal e, se não for encarado, e pode ter repercussão internacional.

– A situação já chegou a um ponto insuportável e pode atrair a atenção do mundo inteiro. São mil haitianos em situação precária na pequena cidade de Brasiléia. Há algumas semanas, junto com o governador Tião Viana, pedi providências ao ministro da Justiça, mas, até agora, nenhuma medida foi adotada. A questão também tem sérias implicações sanitárias, além de fortes indícios de tráfico humano.

Jorge Viana disse ter conversado com o senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Relações Exteriores, para incluir o assunto na pauta de hoje da reunião do colegiado.

Confira a íntegra do discurso do senador Jorge Viana

To top