Jorge Viana destaca ações do governo nas fronteiras

“São seis meses, e agora esse plano começa a ganhar materialidade. Não é fácil cuidar de um país que tem dimensões continentais”.

Jorge Viana destaca ações do governo nas fronteiras

Nas últimas semanas o senador Jorge Viana (PT-AC) externalizou com freqüência, ao discursar na tribuna do Senado Federal, a preocupação que tem com a fiscalização e o controle das fronteiras brasileiras. Dentre outras coisas, o parlamentar destacou o contrabando de drogas ilegais e a entrada de haitianos ilegais que buscam oportunidades de emprego, especialmente pelas fronteiras acreanas. Mas nesta tarde, ao tratar novamente do problema das fronteiras, Viana enfatizou as políticas que o Governo Federal adotou para reafirmar a soberania nacional.

O petista ressaltou um programa coordenado pelos ministérios da Defesa e da Justiça: o Plano Estratégico de Fronteiras, lançado há seis meses. “São seis meses, e agora esse plano começa a ganhar materialidade. Não é fácil cuidar de um país que tem dimensões continentais e que tem, só na área de fronteira, 2,4 milhões de quilômetros quadrados e que tem uma paisagem desde regiões que compreendem a Floresta Amazônica até, passando pelo Pantanal, chegando aos Pampas gaúchos. Uma população, só na área de fronteira, superior a dez milhões de habitantes”, afirmou.

Viana destacou que outro “importantíssimo instrumento” que passará a ser usado pelo Governo para controlar as fronteiras é o uso de tecnologia de imagem de satélite, como o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Ele ainda enalteceu a aplicação do Veículo Aéreo não Tripulado (Vant) e a cooperação intensa dos trabalhos da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais para tornar as áreas de fronteira seguras para os brasileiros e países vizinhos.

Catharine Rocha

Leia a íntegra do discurso

To top