Jorge Viana está na lista dos mais influentes do Congresso, segundo Diap

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, nesta quinta-feira (16/09) a 19ª rodada de avaliação das lideranças parlamentares que compõem a tradicional relação dos “Os Cabeças do Congresso”, na qual 100 parlamentares são apontados como os mais influentes da Câmara e do Senado. A lista traz 61 deputados e 39 senadores, entre eles, o senador Jorge Viana, o único representante do Acre na lista.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas no levantamento.

São quatro características valorizadas no estudo: debatedor, negociador, articulador e formador de opinião. Jorge Viana aparece como destaque pela capacidade de articulação. Dentre as qualidades desse perfil, avaliadas pelo Diap, estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, a facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. O que significa dizer, de acordo com a pesquisa, um parlamentar com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso.

Ainda de acordo com o estudo do Diap, “os parlamentares articuladores exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões. Como interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando uma massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem. Normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram”.

Esta é a segunda vez que o senador Jorge Viana é indicado pelo Diap. “Recebo contente e como um estímulo estar, por mais uma vez, no meu segundo ano de mandato, na lista dos ‘Cabeças do Congresso’, produzida pelo Diap”, afirmou.

O Partido dos Trabalhadores é o que tem o maior número de relacionados – com 28 parlamentares “cabeças”. O Diap destacou a atuação de dez senadores da bancada petista. O líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA) e o líder do Governo no Congresso, José Pimentel (CE) são apontados pelas suas capacidades de negociação. A primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (SP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Paulo Paim (RS) e Wellington Dias (PI) surgem como senadores capazes de formular textos com propostas a serem deliberadas. Pelas capacidades como debatedor, surge Lindbergh Farias (RJ). Por fim, Eduardo Suplicy (SP) é lembrado pela capacidade de formar opiniões.

Com informações da assessoria de imprensa do senador Jorge Viana

To top