Jorge Viana faz palestras sobre concurso Jovem Senador

Senador destaca importância do contato com a juventude e anuncia a criação de conselhos para oferecer diretrizes ao mandato.

A importância do parlamento para a democracia e o funcionamento do Senado Federal foram temas das palestras proferidas pelo senador Jorge Viana (PT-AC) para alunos de escolas públicas de Rio Branco (AC) na última segunda-feira (13/07), para divulgar o Concurso de Redação Jovem Senador, promovido anualmente pela Casa. “O Senado é a mais antiga instituição do Brasil e tem inspiração na Roma antiga, onde os mais velhos eram consultados pelos mais novos para que as decisões fossem tomadas. Eu que sempre tive uma relação próxima com juventude estou estimulando os nossos jovens para que participem do concurso”, disse Jorge Viana.

Na Escola José Rodrigues Leite Jorge Viana conheceu os alunos Tiago Neri e Karen Cristina. Tiago foi eleito membro do Parlamento Juvenil do Mercosul, representando o Acre e Karen participa do projeto Jovem Parlamentar da Câmara, além de Thaís Gadelha, escolhida recentemente em um concurso de embaixadores de todo o país.

São jovens que, graças ao apoio e incentivo da direção da escola e da professa Ivonilde Lima estão fazendo a diferença. Tiago viaja em outubro para participar da cúpula do Mercosul na Colômbia e depois vai ao Uruguai. Thaís esteve nos Estados Unidos e na Itália e Karen viaja em setembro para participar das atividades do Jovem Parlamentar na Câmara em, Brasília.

Conselhos do mandato e da Juventude
Jorge Viana conversou com os estudantes e destacou a importância de manter esse contato direto com a juventude e falou de sua proposta de criar, até o final do ano, os conselhos do mandato, que inclui a participação da juventude. “Precisamos estar cada vez mais próximos dos nossos jovens”, afirmou o senador, cuja atuação política tem sempre buscado priorizar esse diálogo. Um dos conselhos que será criado para subsidiar o trabalho de Viana no Senado é o Conselho da Juventude. “É importante que meu mandato não envelheça, mas permaneça sempre identificado com as boas causas dessa geração que, em no máximo 10 anos, estará dirigindo os destinos da nação e do nosso estado”, afirmou.

Concurso de redação
 “Meu município, meu Brasil” é o tema da quinta edição do Concurso de Redação do Senado Federal, realizada com o apoio do Conselho Nacional de secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País.

A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

A iniciativa é voltada aos alunos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida à Secretaria de Educação até o próximo dia 31 de agosto. O órgão avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto que representará o Estado na etapa nacional, realizada em Brasília.

Os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

Assessoria do senador Jorge Viana

To top