Senador lembrou que níveis das águas do Rio Acre estão muito baixosSenador lembrou que níveis das águas do Rio Acre estão muito baixos
Rio Branco e outros municípios do Alto Acre vivem situação de emergência por causa da estiagem. O nível das águas do Rio Acre, fonte de captação de água potável, está crítico. Nesta quarta-feira (13), em pronunciamento ao plenário, o senador Jorge Viana (PT-AC) pediu ao governo federal interino a liberação emergencial de R$5 milhões.
Os recursos são necessários para montar um sistema capaz de garantir a continuidade da captação de água com bombas flutuantes e garantir que as populações da capital acriana e de localidades como Bujari, Acrelândia, Vila Campinas e Vila do Vê não fiquem sem água potável.
O nível do Rio Acre, até os anos 2000, ficava sempre acima de uma quota de 2,5m e, na medição de hoje, está com 1,83m”, explicou o senador. “O problema é que a seca máxima, com a escassez de água, lá na região, se dá em julho e agosto, com pico em setembro. Então, como vão estar as águas do Rio Acre lá para o dia 10 de setembro, que é sempre o pico máximo da seca ?”, perguntou.
Jorge Viana disse ainda que a solicitação de recursos emergenciais já foi encaminhada ao ministro interino da Integração Nacional, Hélder Barbalho.