Jorge Viana quer mais recursos na prevenção contra desastres naturais

O senador disse também apoiar a criminalização dos agentes públicos e privados que colaborarem com a ocupação de áreas de risco.

O senador Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal e engenheiro florestal, defendeu nesta terça-feira (29/05), reforço das ações governamentais e investimentos na prevenção de desastres naturais.

Convidado pelo ministro Aroldo Cedras, do Tribunal de Contas da União (TCU), o Viana foi um dos palestrantes do seminário intitulado “Desastres Naturais: Ações Emergenciais”, que teve como objetivo incentivar o debate entre autoridades públicas, técnicos, especialistas e acadêmicos sobre as dificuldades causadas pelos desastres naturais no Brasil. Ao afirmar que um dos maiores problemas do País decorre da urbanização irresponsável e desordenada dos últimos anos, Viana disse também apoiar a criminalização dos agentes públicos e privados que colaborarem com a ocupação de áreas de risco.

Em 2011, Jorge Viana presidiu a Comissão Temporária Interna sobre Defesa Civil do Senado Federal e percorreu o Brasil debatendo com os operadores da área as mudanças necessárias para o setor. Entre as propostas discutidas nos encontros está o de impedir o contingenciamento das verbas para atender as vítimas dos desastres naturais. “A lógica hoje é de acontecer o desastre e depois liberarmos recursos para recuperação. Temos uma cultura de não nos anteciparmos ao problema. É preciso inverter essa ordem. Por isso, uma de nossas lutas é garantir verbas para prevenção. E os recursos para socorro não podem ser contingenciados”, afirmou.

A política de prevenção dos desastres naturais pode, inclusive, segundo ele, representar economia de recursos. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), para cada R$ 1 gasto em prevenção e preparação, são economizados R$ 7 na resposta e recuperação. “As cidades estão inviabilizadas. Eu me preocupo com a situação de insustentabilidade que vivemos. É preciso investir em ciclovias, valorização das áreas verdes. Precisamos mudar a lógica de crescimento urbano do país”, disse o senador.

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Jorge Viana

Foto: Diogo Xavier/TCU

To top