Jornalistas: Delcídio é o principal defensor do desenvolvimento econômico

Com 21 votos dos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi avaliado – na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco deste ano, como o que mais se dedica à defesa do desenvolvimento econômico no País. Delcídio, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), comparece no topo da lista que traz com 54 nomes de parlamentares que, agora, será submetida à escolha dos leitores do Congresso em Foco, um dos mais prestigiados sites de cobertura política. Além de Delcídio, outros três senadores e um deputado do Partido dos Trabalhadores continuam na disputa pelo prêmio da categoria “defensor do desenvolvimento econômico”.

Os cinco finalistas são, por ordem de votação, Delcídio, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o senador Armando Monteiro (PTB-PE), o deputado Cláudio Puty (PT-PA) e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). A escolha final do vencedor será feita pelos internautas até o dia 15 de outubro – último dia para votar no endereço: http://www.premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx.

Mesmo não tendo mais nomes entre os finalistas, os senadores petistas configuram entre os mais lembrados. Além de Delcídio, outros quatro também foram votados. É o caso do líder da bancada, Walter Pinheiro (PT-BA), José Pimentel (PT-CE), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Humberto Costa (PT-PE). Ao todo, entre deputados e senadores, o Partido dos Trabalhadores teve 19 parlamentares selecionados.

Breve perfil dos finalistas
O trabalho de Delcídio a frente da CAE é um dos fatores que mais contribuem para sua indicação, com 21 votos. Apenas no primeiro semestre deste ano, dentre os 126 projetos de lei aprovados pela comissão, constam a importante Resolução 72, que modifica o recolhimento de ICMS sobre produtos importados, e a PEC 103, que orienta a partilha do ICMS arrecadado no comércio eletrônico. A atuação do petista na Mesa da comissão já lhe rendeu inúmeros elogios entre os pares e fez da CAE uma das comissões mais produtivas do Senado.

O segundo colocado Dornelles foi o primeiro ministro da Fazenda do governo José Sarney (1985-1990) e ficou com 18 votos. Monteiro que é ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e foi destacado 16 vezes. Puty é Ph.D. em Economia pela New School for Social Research, de Nova York, o deputado Cláudio Puty (PT-PA) e recebeu 12 indicações. Já Aloysio, que levou 11 votos, foi lembrado por ser um dos principais críticos da política econômica do governo Dilma Rousseff.

Legitimidade popular na premiação
O Prêmio Congresso em Foco tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

Nesse sentido, o internauta que não se sentir representado pelos finalistas de cada categoria poderá, neste ano, acrescentar nomes que não foram contemplados pelos jornalistas. Também de maneira inédita estão excluídos da lista dos aptos a serem votados os parlamentares que respondem a acusação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo no Conselho de Ética da Câmara ou do Senado ou que são alvos de denúncias de violação aos direitos humanos, como homofobia e trabalho escravo.

Com informações do site Congresso em Foco

Leia mais:

Congresso em Foco: Humberto é o senador que mais defende a Saúde

To top