Dirceu obteve o benefício após cumprir um sexto da pena de 7 anos e 11 meses de prisão, conforme determina a legislação. Ele permanecerá à disposição da Justiça e deverá se apresentar periodicamente ao juiz responsável pela execução da pena. Além disso, terá de ficar em casa das 21h às 5h nos dias úteis e todo o tempo nos finais de semana e feriados.
A progressão de regime foi dada na semana passada pelo relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Em outubro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia opinado em favor da concessão do regime aberto para Dirceu, após o Centro de Progressão Penitenciária de Brasília ter confirmado o bom comportamento de Dirceu.
A primeira noite do ex-ministro em casa foi celebrada pelos familiares. O filho Zeca Dirceu postou em seu perfil no Facebook uma foto em que aparece acompanhado das duas irmãs e do pai. “Ontem 04/11/2014, o dia se foi, mas a data ficará marcada para sempre! Com força e fé estamos superando cada obstáculo. Muitoooo felizzz!”, escreveu Zeca.