José Pimentel: coleta de assinaturas para CPMI termina terça

“Esse processo está muito adiantado”, disse ele sobre a necessidade de 27 assinaturas no Senado e 171 assinaturas na Câmara dos Deputados.

José Pimentel: coleta de assinaturas para CPMI termina terça

Logo após fazer um discurso na tribuna do Senado sobre projetos que aprimoram o pacto federativo, na tarde desta segunda-feira (16/04), o líder do Governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), foi entrevistado por rádios, jornais e televisões sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar as ações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal. Pimentel tranquilizou a imprensa que insistiu em perguntar se o PT, agora, vai trabalhar para “abafar” a CPMI. “Quem primeiro assina o requerimento da CPMI, em texto acordado entre a oposição e a situação, é o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro”, respondeu.

Os repórteres quiseram saber de Pimentel como está o trabalho de coleta de assinaturas. Segundo o líder, o processo de coleta teve início na última quinta-feira e nesta terça (17/04) espera-se o número exigido para a abertura da CPMI, ou seja, 27 assinaturas no Senado e 171 assinaturas na Câmara dos Deputados. “Esse processo está muito adiantado”, disse ele.

Perguntado se o governo está “botando” panos quentes na CPMI, Pimentel afirmou que a comissão pertence ao Congresso Nacional, com um texto fechado entre a oposição e a situação e que tem objeto de investigação definido, seus limites e seu alcance.

Um reporter de TV, por sua vez, questionou Pimentel se há tentativa de o PT abafar o trabalho da CPMI. “Quem primeiro assina o requerimento de abertura da CPMI é o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA)”, afirmou Pimentel. Isso quer dizer o quê, insistiu o repórter, enquanto o líder respondeu que “a assinatura fala por si só”.

Em relação à construtora Delta citada nas investigações, Pimentel disse que o primeiro registro é que a empresa é privada e, como tal, poderá ser investigada ou não. “O que nós estamos fazendo neste momento é a coleta das assinaturas, definindo sua abrangência que já construímos com a situação e a oposição. Portanto, vamos conduzir o processo com toda a tranquilidade”, afirmou.

A repórter, novamente, perguntou se “a empresa Delta não deveria ser um dos principais focos da CPMI” e o líder, paciente, afirmou que “isso cabe aos membros da comissão. Uma vez instalada, eles vão fazer seus requerimentos, os seus pedidos. Vamos primeiro instalar a comissão”.

Marcello Antunes

Ouça a entrevista com o líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE)
{play}images/stories/audio/pimentel_1604.MP3{/play}
Clique com o botão direito para baixar o áudio

Leia mais:

Representantes do PT na CPI podem ser definidos nesta terça

Congresso Nacional instalará CPI mista da Rede Criminosa de Cachoeira

To top