José Pimentel destaca lançamento do Plano Safra

Segundo o senador, a expectativa é de que o Brasil produza 170 milhões de toneladas de grãos para abastecer sua população e de outros países.

O senador José Pimentel (PT-CE) destacou, nesta segunda-feira (02/07), o Plano Agrícola e Pecuário para 2012-2013, conhecido como Plano Safra, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 28/06.

“Esse Plano tem uma forte discussão com os vários setores da agricultura brasileira e é considerado o maior e o melhor plano da safra de toda a história brasileira. Ele tem como objetivo investir, nessa safra 2012-2013, mais de R$115 bilhões, além de aumentar significativamente o volume de recursos para a agricultura brasileira”, ressaltou o senador, que ainda acrescentou que a expectativa é de que o Brasil atinja 170 milhões de toneladas de grãos produzidos para abastecer sua população e os países vizinhos.

Pimentel também apontou que o Plano prevê o incentivo ao médio produtor, que, segundo ele, era um setor da agricultura que ficava desassistido e enfrentava grandes dificuldades de participação no mercado, além de inserir o Brasil na produção agrícola nacional e internacional. Além disso, ele ressaltou que o plano fornece um apoio fortíssimo às cooperativas e à pecuária.

“De um lado, uma política muito forte para a agricultura familiar, com um conjunto de medidas desenvolvidas a partir do Grito da Terra Brasil, das várias entidades, e para o agronegócio. O cooperativismo no Brasil volta a ter uma presença significativa na nossa economia e nós precisamos agora aprovar o novo estatuto do cooperativismo para que possamos cada vez mais fortalecer esse setor”, disse.

Pimentel utilizou como exemplo o estado do Ceará, para destacar a retomada de ações em áreas como a irrigação, principalmente na Região Nordeste, o que tornava muitas áreas improdutivas para o plantio e a produção.

“Estamos recuperando mais de 300 mil hectares de terra que foram desenvolvidos, implementados por recursos públicos, num investimento médio de US$ 20 mil por hectare irrigado, nos quais nós tivemos em seguida uma baixa produtividade por falta de políticas públicas, de política de armazenamento, de melhoria da produtividade. Agora, estamos recuperando os mais de 300 mil hectares irrigados somente no Ceará”, salientou.

Leia a íntegra do discurso do senador José Pimentel

To top