![José Pimentel destaca progresso da cidade de Fortaleza](https://ptnosenado.org.br/wp-content/uploads/2012/04/pimentel_plenario1204.jpg)
O senador José Pimentel (PT-CE) homenageou, em pronunciamento nesta quinta-feira (12/04) os 286 anos de Fortaleza. O parlamentar enalteceu a “longa caminhada” da cidade, que faz aniversário nesta sexta-feira (13/04), e que é hoje a quinta mais populosa do Brasil, destacando o espírito acolhedor e o empreendedorismo de seu povo.
“É uma cidade que se caracteriza pelo setor de serviços e comércio, com forte presença no setor turístico e atuação muito forte na geração de pequenos negócios. Já são mais de 210 mil micro e pequenos empreendedores formalizados através do Simples Nacional”, disse o senador.
Pimentel afirmou que o Ceará será um dos maiores beneficiados pela interligação das águas do Rio São Francisco, frisando que a insegurança hídrica era um dos grandes obstáculos aos projetos de investimento em seu estado. O senador lembrou que o projeto data do 2º Império, quando D. Pedro II teria prometido vender “a última pedra da Coroa para que o cearense não passasse mais sede”, e elogiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela realização da obra.
“Foi preciso eleger um nordestino, que saiu de Pernambuco num pau-de-arara, que foi metalúrgico e tornou-se presidente da República para tirar do papel e tornar realidade esse fantástico projeto de integração nacional”, afirmou.
Pimentel assinalou ainda a importância do Canal da Integração, projeto que levará as águas do Açude Castanhão à região metropolitana de Fortaleza, e elogiou a rede de ensino do Ceará. “Esse conjunto de universidades, com a forte rede de ensino infantil, fundamental e médio, público e particular, tem permitido aos fortalezenses e aos cearenses participarem dos mais difíceis concursos do Brasil, e sempre tirando excelentes notas, com a presença significativa nos vários espaços da academia brasileira”, registrou.
José Pimentel também salientou a importância das obras para a Copa do Mundo de 2014, que incluirão projetos de mobilidade urbana com alargamento das ruas e construção de ciclovias.
Agência Senado