Lei Geral Copa: Senado se recusa a receber Jerome Valcke

“O Senado não deveria ‘bancar’ a reabilitação de Jérôme Valcke”, protestou o senador Delcídio Amaral.

Lei Geral Copa: Senado se recusa a receber Jerome Valcke

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado decidiu, na manhã desta terça-feira (03/04), cancelar a audiência pública sobre a Lei Geral da Copa, marcada para o dia 11 de abril, recusando-se a receber o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, indicado como representante da entidade no debate.

Valcke tornou-se persona non grata para o governo brasileiro desde que prescreveu “um pé no traseiro” do País como medida supostamente capaz de acelerar as obras para o Mundial de 2014. O convidado para a audiência do próximo dia 11 era o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que decidiu indicar o subordinado como seu representante, decisão anunciada na última segunda-feira (02/04).

“O Senado não deveria ‘bancar’ a reabilitação de Jérôme Valcke”, protestou o senador Delcídio Amaral (PT-MS), pelo microblog twitter, na manhã desta terça-feira, horas antes do anúncio do adiamento da audiência. Delcídio preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma das três comissões da Casa encarregadas de analisar a Lei Geral da Copa, antes de a matéria ser submetida ao Plenário— as outras duas são as Comissões de Educação e de Constituição e Justiça (CCJ).

O mal estar com a indicação de Valcke para falar aos senadores já havia levado o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a cancelar sua presença na mesma audiência. Alegando problemas de agenda, Rebelo havia solicitado ser ouvido na véspera pela CE. Tanto a presidenta Dilma quanto o ministro já deixaram claro que não aceitarão Jerome Valcke como interlocutor nas tratativas sobre a Copa 2014

A audiência da Comissão de Educação deverá ser remarcada e realizada em conjunto com a CAE e a CCJ. Novo convite será enviado a Joseph Blatter.

Com informações das agências de notícias

Leia mais:

Lei Geral da Copa será analisada em três comissões do Senado

Acordo viabiliza votação da Lei Geral da Copa Na Câmara

To top