Levy vai encaminhar detalhamento dos números que compõem orçamento de 2016

Levy vai encaminhar detalhamento dos números que compõem orçamento de 2016

Levy: atendendo à oposição, números detalhadosO ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou na tarde desta terça-feira (3) de reunião fechada com os líderes partidários na Comissão Mista de Orçamento (CMO). O líder do Governo na comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), explicou que foi uma reunião para esclarecimentos sobre os números gerais do orçamento para 2016. Na semana passada, o governo encaminhou ao Congresso Nacional nova meta de resultado, ou seja, um déficit primário de R$ 51,8 bilhões para os orçamentos fiscal e da seguridade social.

“Houve a solicitação da oposição para que os números fossem detalhados. A presença do ministro Levy na CMO mostra a disposição de diálogo e sua transparência. Os números do governo estão à disposição para que a sociedade conheça e saiba que as decisões devem adotadas com segurança tanto pelo governo quanto pela oposição”, afirmou.
Assim que terminou o encontro com os líderes, Levy saiu da comissão sem alar com a imprensa. Quem conversou foi a presidenta da CMO, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). Ela disse que ainda hoje o ministro deverá encaminhar para uma tabela detalhada sobre os números do orçamento e em relação aos créditos que o governo terá de pagar para a Caixa Econômica e outras empresas públicas.

 

Paulo Pimenta destacou que a CMO deu um passo importante ao realizar a leitura do relatório do Plano Plurianual (PPA), que pode ser votado amanhã. “Há o entendimento para fazer a votação. Então, ficam pendentes para a próxima semana a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO e a Lei Orçamentária Anual”, disse ele. 

O deputado acha possível realizar essas votações antes do término do ano, porque são matérias que não interessa só ao governo, mas ao País inteiro. “Diria que é uma obrigação do Congresso buscar as informações necessárias. Tão logo ocorram os esclarecimentos e sendo suficientes, nós vamos votar essas matérias. O diálogo com os ministros da Fazenda e do Planejamento são constantes, inclusive antes de assumirem suas pastas já participavam de reuniões na CMO. Por isso acredito”, afirmou.

 

A senadora Rose de Freitas disse que também está otimista com a votação dessas matérias orçamentárias. Hoje a CMO aprovou a MP 697, que abre crédito extraordinário para vários ministérios.

 

 

Marcello Antunes

To top