Líder aprova vinda de Lupi ao Senado

Líder aprova vinda de Lupi ao Senado

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo do Senado, senador Humberto Costa (PE), afirmou na manhã desta quarta-feira (16/11) que aprova a vinda do titular da pasta do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para dar explicações aos parlamentares na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) a respeito de denúncias de que teria usado como transporte para se deslocar no Pará em uma aeronave que pertenceria a um representante de organização não governamental que tem contratos com o Ministério. Requerimento convidando o ministro foi aprovado nesta manhã pela CAS e audiência está agendada para esta quinta-feira (17/11).

O líder disse que é importante a vinda do ministro e essa tem sido a posição de governo. “Sempre que houve um convite ou uma convocação, que os ministros se apresentem de imediato no Congresso e deem todas as informações que forem solicitadas pelos senadores ou deputados”, afirmou.

Na última quinta-feira (10/11), na Câmara dos Deputados, o ministro Lupi desfez o mal-entendido de que “só sairia do governo à bala”. Na ocasião, disse que não se referiu daquela forma à presidenta da República, Dilma Rousseff, e ela mesmo chegou a disse que aquela manifestação “era coisa do passado”.

Segundo Humberto, a presidenta Dilma deu ao ministro um voto de confiança para que pudesse se explicar diante das acusações que foram feitas. “O próprio partido (PDT) também tem procurado se manifestar e poderá intensificar essa manifestação dando novas explicações. Eu acredito que nesse momento ele vive uma situação em que está respaldado pela presidenta, mas que precisa dar resposta a todas as indagações”, disse ele.

O líder observou que já é um posicionamento firmado pelo Governo Federal a vinda de ministros e presidentes de estatais ao Congresso Nacional, atendendo de imediato os convites e convocações. “O governo não tem nada a esconder e tem a orientação a seus ministros para que eles trabalhem dentro do padrão ético que a presidenta Dilma defende e pratica”, salientou.

Em entrevista concedida para televisão e perguntado se o líder considera que o ministro Lupi esteja na berlinda, Humberto Costa foi categórico:  “no sentido de que tem sido alvo de toda especulação por parte da imprensa e ações da oposição, naturalmente. Mas nossa expectativa é que ele consiga responder plenamente a todas as indagações. Não podemos fazer um pré-julgamento”, afirmou.

Ouça a entrevista do senador Humberto Costa

{play}images/stories/audio/humberto_lupi_1611.MP3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

To top