Lideres vão definir curso dos royalties na Câmara

O senador Wellington Dias (PT-PI), em reunião de plenário desta quinta-feira (20), da qual participaram o presidente do Senado Federal, José Sarney, e o da Câmara dos Deputados, Marco Maia, entregou oficialmente aos deputados o que ele chamou de “memória” dos trâmites que atravessou o projeto de redistribuição de royalties do petróleo do pré-sal, aprovado pelos senadores na última quarta-feira (19/10).
Os volumes transferidos para a Câmara detalha as visitas e encontros dos quais o senador Wellington Dias participou em vários estados brasileiros, negociando os limites percentuais da redistribuição dos royalties com moradores, parlamentares e governadores. A transcrição das reuniões e audiências que sustentaram a negociação no Senado foram entregues aos deputados para servir como referência para as negociações que devem decidir pela aprovação do texto relatado pelo senador Vital do Rêgo Filho, e que foi chancelado com louvor em sessão classificada por “histórica” por representantes de vários partidos, inclusive os da oposição.

Wellington Dias anunciou que foi marcada, para a próxima terça-feira (25), nova reunião, desta vez com líderes partidários nas duas Casas do Congresso Nacional, para tentar definir o cronograma para a reapreciação do projeto dos royalties pela Câmara dos Deputados. Também na semana que vem, a Câmara deve votar uma medida provisória que está trancando a pauta e impede a votação dos royalties.

O senador informou ainda que, no encontro entre José Sarney e Marco Maia, também ficou acertada a retirada de pauta da reunião do Congresso Nacional marcada para a próxima quarta-feira (26) do veto à Emenda Ibsen, que estabeleceu a redivisão dos recursos provenientes dos royalties obtidos da exploração de petróleo e gás natural.

Fonte: Com informações da Agência Senado

Veja a íntegra do discurso do senador Wellington Dias

To top