Lindbergh comemora redução na taxa de juros

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) elogiou decisão tomada, na noite desta quarta-feira (31/08), pelo Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em meio ponto percentual a taxa básica de juros. Com a redução, que não era esperada por grande parte dos analistas, a taxa Selic caiu de 12,5% para 12%. Para o senador, a decisão era essencial em um momento de crise como o atual. 

“Eu, sinceramente, acho que estamos vivendo um momento histórico”, afirmou Lindbergh, que, nos últimos dias, ocupou a tribuna por várias vezes na defesa da redução da taxa.

Para o senador, decisão semelhante deveria ter sido tomada logo no início da crise de 2008, quando, apesar das medidas anticíclicas adotadas pelo governo, o Banco Central demorou a reduzir a Selic. Lindbergh também falou sobre as críticas às declarações de integrantes do governo em favor da queda na taxa, que iriam contra a autonomia do banco.

“A presidente [da República, Dilma Roussef] pode, sim, dar declarações públicas sobre sua opinião de que é preciso baixar a taxa de juros”, afirmou Lindbergh, para quem a decisão de aumentar a meta de superávit, anunciada na última segunda-feira (29) “aplainou o caminho” para a decisão do Copom.

Ouça entrevista do senador Lindbergh Farias

{play}images/stories/audio/lindbergh_juros.mp3{/play}

Clique com o botão direito do mouse para baixar o áudio

Fonte: Agência Senado

To top