“O Rio de Janeiro precisa de uma intervenção social”, defendeu o senador e líder da Bancada do PT no Senado, Lindbergh Farias. “É ilusão a gente achar que resolve o problema da violência se não investir em educação, se não investir na nossa juventude, em políticas públicas para gerar empregos”. Essa é a “reclamação” de qualquer morador do Rio de Janeiro quanto perguntado sobre como resolver, de fato, os seus problemas cotidianos.
Apostando nisso, o senador lançou desde a tribuna do Senado a campanha #TodosPeloRio, na plataforma AVAAZ, para exigir soluções reais e estruturais para a cidade e o estado. “Para cada 1% a mais de jovens entre 15 e 17 anos nas escolas, há uma diminuição de 2% na taxa de assassinatos nos municípios”, diz a apresentação da campanha. Segundo o IDados, cada 1% a mais nas despesas com educação impactou em queda de 0,25% na violência.
“O que a gente está vendo, por parte do Governo Federal, é o corte de recursos das transferências”, denunciou Lindbergh em seu pronunciamento. Segundo o senador, está havendo corte de recursos para os Estados em todas as áreas, na área da educação, na área da saúde, na própria segurança pública. “Então, não adianta ir por um lado só da ocupação militar e cortar recursos nas outras áreas”, concluiu.