Lindbergh Farias denuncia lobby de empresas de transporte em Maricá

Lindbergh Farias denuncia lobby de empresas de transporte em Maricá

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), publicou hoje em sua conta no facebook, mais uma ação do lobby das empresas de transportes. Desta vez, a nova vítima é o “vermelhinho”, ônibus cuja tarifa é zero e que circula em Maricá. De acordo com o senador, na semana passada um desembargador concedeu uma liminar proibindo a circulação dos ônibus pertencentes ao município.

“A decisão, tomada para assegurar o lucro das empresas, penaliza a população diretamente: retira de circulação uma alternativa de transporte de massas gratuita, que atende pontos desassistidos do município e em horários não cobertos pelas empresas privadas”, escreveu Lindbergh.

A mobilidade urbana é um drama contemporâneo e uma disputa central na garantia do direito à cidade. Presente com força nas manifestações de junho de 2013, a crítica aos serviços de transporte permanece mobilizando inúmeras lutas contra a falta de transparência das empresas, as altas tarifas, o péssimo estado dos ônibus e o planejamento das linhas visando única e exclusivamente o lucro. 

A disputa travada hoje em Maricá, portanto, não diz respeito apenas ao município: ela é uma luta de todos e todas que defendem melhores serviços públicos, a democratização da cidade e a efetiva garantia do direito de ir e vir.

O lobby organizado pela Fetranspor, que desde o início tentou inviabilizar a política efetivamente pública de transporte, conseguiu uma vitória pontual, mas a batalha está longe de ter o seu desfecho. A luta em defesa do “vermelhinho” merece não só nossa solidariedade, como nossa efetiva participação. Lindbergh disse que este manifesto está aberto a adesões e pede apoio para que o vermelhinho não seja tirado das ruas.

Informações do facebook do senador Lindbergh Farias (PT-RJ)

To top