Livro de Dulci aborda salto histórico do Brasil nos últimos 10 anos

 

No relato, Dulci fala da experiência de ser
ministro durante todo governo Lula e
presenciar a adoção de políticas públicas,
que melhoraram a qualidade de vida
dos brasileiros

Luiz Dulci foi ministro da Secretaria Geral da Presidência da República no governo Lula e pode acompanhar de perto o início das transformações do País propostas pelo PT. Durante o período, analisou os resultados das políticas de inclusão social e os indicadores de melhoria na qualidade de vida da população. Suas observações tomaram forma de narrativa que foi escrita ao longo dos dois últimos anos, se concentrando nos paradigmas enfrentados por Lula.

O resultado é o livro “Um Salto Para o Futuro: Como o Governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento”. No relato Dulci aproveita a experiência como ministro para avaliar como os detalhes políticos da primeira gestão petista ainda permanecem no governo da presidenta Dilma Rousseff.

O lançamento da obra foi realizado em Brasília e teve participação de militantes, parlamentares, dirigentes do PT e membros do governo Dilma, como o ministro Gilberto Carvalho, sucessor de Dulci na Secretaria Geral da Presidência, que falou da importância deste registro. “Por causa do assunto que se aborda no livro, que é o processo de emancipação da sociedade brasileira de tirar debaixo do tapete aqueles que historicamente foram colocados para baixo do tapete, aqueles que foram excluídos, que foram esquecidos” explicou.

Luiz Dulci apresenta ao leitor uma obra baseada em dados e informações de órgãos oficiais, revelando que “Uma imensa parcela da população considera que o Brasil deu um salto histórico nestes dez anos. Falta muita coisa para fazer, tem muita coisa para melhorar, mas a população sabe, viu e percebe que o País cresceu, distribuiu renda, ampliou oportunidade de emprego e estudo” disse.

Segundo o ex-ministro, a autoestima da população é muito maior hoje “E as condições estão dadas para que possamos avançar mais nos próximos anos, mas é preciso mostrar isso, pois os adversários querem voltar com as velhas teses neoliberais. E depois de todo esforço que foi feito, não podemos permitir isso” reforçou Dulci.

Presente no evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que um lançamento como este é importante por se tratar de um registro do que foi a história do ex-presidente Lula no governo “Onde fizemos muito mais na prática do que no discurso, do ponto de vista das políticas públicas que foram construídas, da nova forma de se pensar o Estado brasileiro a partir da Presidência da República com a participação social” esclareceu.

Para o deputado federal Leonardo Monteiro (PT/MG) o livro mostra que vários setores da sociedade eram discriminados antes do PT assumir o governo. “Os trabalhadores, os negros, as mulheres tiveram oportunidade não só de reivindicar, mas também, de sugerir e propor mudanças ao nosso governo” ressaltou Monteiro.

O estilo de narração de uma pessoa que viveu intensamente dentro do Governo Lula durante os oito anos tem uma importância para além da história, afirmou Severine Macedo, secretária Nacional de Juventude da Presidência. “Esse livro ajuda na formação atual da militância, especialmente para os mais jovens que não viveram o período neoliberal que parecia cultivar as desigualdades, até se transformar em um País que está incluindo a sociedade e gerando autonomia e emancipação das pessoas, e o livro ajuda a formar opinião” finalizou.

De acordo com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, a obra é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas e feitos do Governo petista. “Precisamos analisar nossas políticas para estabelecer novos desafios e o livro do Dulci é fundamental para ponderar sobre o que foi feito até agora e seguir fazendo mais e melhor pelos brasileiros” falou.

Janary Damacena – Portal do PT

Arte e Fotos: Uiara Lopes

Veja a entrevista de Luiz Dulci

{youtube}Jg3fjMY1rSE{/youtube}

To top