Longo período de seca e queimadas ameaçam Pantanal

Delcídio solicitou apoio às Forças Armadas para combate aos focos de incêndio que ameaçam o Pantanal.

A região do Pantanal sofre as consequências do período de seca. A localidade está há aproximadamente 50 dias sem chuvas e, somente no mês de agosto, foram registrados 1.104 focos, metade do total deste ano (2.214).

A cidade mais afetada pelos focos de incêndio foi Corumbá, localizada a cerca de 400 quilômetros de Campo Grande. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 94 novos focos de incêndio no último fim de semana, somente na cidade.

Preocupado com a questão, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) reuniu-se, na semana passada, com os comandantes da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, do Exército, general Enzo Martins Peri e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, para solicitar apoio das Forças Armadas no combate aos focos de incêndio que assolam a região.

“Mostrei aos três comandantes que a situação é extremamente grave. São quase mil novos focos de incêndio em um período de apenas 10 dias. É preciso um esforço conjunto para que a propagação das chamas seja contida”, afirma o senador, alertando para os riscos de prejuízos irreversíveis para o meio ambiente, a produção rural e a população de Corumbá.

De acordo com dados do Inpe, até 13 de agosto as queimadas no Pantanal aumentaram 525% este ano, em relação a 2011. Esse foi o maior aumento entre os seis biomas que costumam sofrer com incêndios no País. Em todo o Brasil, os focos cresceram 63,8% na comparação com o ano passado – foram 43.891 casos, ante 26.769.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Fogo, as queimadas já destruíram, neste ano, uma área de florestas equivalente a 67% do território de Sergipe. Além disso, não há previsão de chuva no Pantanal para as próximas três semanas, segundo a Somar Meteorologia. A umidade relativa do ar está abaixo de 20% em 15 municípios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o que caracteriza estado de alerta.

Desde o último sábado (11/08), começou a operar no Pantanal, o helicóptero do Ibama que auxilia os brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a combater os incêndios florestais. A aeronave está equipada com uma bolsa, com capacidade para carregar até 500 litros de água.

Com informações de agências online e da Assessoria do senador Delcídio do Amaral

To top