JUSTIÇA

Lula acusa Lava Jato de usar email falso

Mensagem de autoria desconhecida vem servindo de base para diligências de autoridades federais
Lula acusa Lava Jato de usar email falso

Foto: Divulgação

Os advogados que representam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva peticionaram ao juiz de primeira instância Sergio Moro para que sejam tomadas providências a fim de identificar a autoria e de onde partiu um e-mail falso que chegou a uma funcionária do Instituto Lula em março do ano passado, às vésperas da busca apreensão realizada no local e da condução coercitiva de Luiz Inácio lula da Silva para depor a policiais federais, ambas as ações autorizadas pelo juiz Moro.

É que o tal e-mail – que sequer foi aberto pela funcionária ao longo de meses – vem sendo sendo utilizado como justificativa para ações ordenadas por Moro e postas em prática por Polícia e Receita Federal, além de ter sido vazado para alguns órgãos de imprensa, ainda que se trate de documento sigiloso, apreendido pelos federais dos servidores do Instituto Lula.

A revista Veja, por exemplo, chegou a publicar a mensagem falsa, na íntegra, sem jamais ter apurado com antecedência se a pessoa que assina o e-mail efetivamente existe, muito menos ter entrado em contato com o Instituto Lula, para saber o que os destinatários daquela mensagem tinham a dizer. A mensagem, reproduzida pela Veja, é a que segue abaixo.

email falso apresentado pela defesa de Lula

Como se nota, o próprio remetente admite que aquela é uma mensagem que não traz um nome verdadeiro para o seu autor, sendo, assim, um e-mail anônimo.

Segundo a mesma revista Veja, esta mensagem se tornou prova ou indício que agora baliza ações de autoridades federais: “Uma funcionária de Lula recebeu e-mail com outro comunicado: os telefones estariam grampeados. ‘Todo o cuidado é pouco’, dizia a mensagem.”

A Defesa de Lula quer que Moro determine que se encontre o autor da mensagem, para que se saiba a quais interesses ele servia. Veja a demanda da Defesa encaminhada a Sérgio Moro:

1. Seja oficiado à empresa “Yahoo do Brasil” para que forneça os registros de acesso, endereços de IP de origem, horários GMT de acesso e dados cadastrais fornecidos concernentes ao e-mail [email protected];

Após a resposta da empresa, requer-se:

2. Seja determinado que o respectivo provedor de internet informe todos os dados disponíveis do usuário que utilizou o referido IP no dia 03.03.2016 às 22h 17min 56s;

Após a disponibilização de tais dados, requer-se:

3. Seja dada nova oportunidade de manifestação a Lula, para os novos requerimentos cabíveis.

A partir de tais providências e com os esclarecimentos feitos, esperamos ver superado mais um elemento de perseguição a Lula, na evidente prática de “lawfare” do qual ele é vítima.

To top