Lula convoca jovens latino-americanos para ampliar reformas

Lula, em Quito, No Equador, convoca jovens
para manter e  ampliar políticas sociais na
América Latina

Falando no Teatro Nacional de la Casa de la Cultura, em Quito, Equador, para uma plateia de mais de duas mil pessoas na conferência “Governos Progressistas e Integração Latino Americana”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, frisou que, ao contrário da circunstância que perdurou cinco séculos, “os pobres deixaram de ser problema e passaram a ser solução na América Latina”.

No Palácio de Carondelet, sede do governo equatoriano, Lula foi homenageado pelo presidente Rafael Correa com a Ordem Nacional de San Lorenzo, a mais alta condecoração do Equador, criada em 1809. No ato da entrega, Correa justificou a honraria ao ex-presidente brasileiro  “por sua vocação humanista a serviço das classes mais necessitadas, por seu impulso à integração latino-americana e pelo seu apoio à maior aproximação entre Equador e Brasil”.

Assim como fez no Peru, escala anterior de seu périplo pela América Latina, Lula os jovens equatorianos a participarem ativamente da política para manter e promover mais mudanças sociais no continente.
“É preciso criar uma doutrina de integração latino-americana. Por isso estou me dedicando a falar com estudantes, sindicalistas, intelectuais, empresários, movimentos sociais”, disse o ex-presidente brasileiro, marcando posição contra as novas correntes conservadoras que, por intermédio do monopólio de mídia, investe mais uma vez contra os blocos de países latino americanos.

Clique para ler a íntegra da reportagem sobre a conferência no site do Instituto Lula.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

To top