Pesquisa Genial/Quaest

65% aprovam Lula e Humberto crava: “índice vai aumentar”

Levantamento mostra ainda que 76% da população apoia as iniciativas do presidente para derrubar a taxa de juros. Humberto acredita que resultados são reconhecimento à forma de Lula de governar
65% aprovam Lula e Humberto crava: “índice vai aumentar”

Foto: Alessandro Dantas

O governo Lula mal começou e já mostra resultados positivos junto à população: 65% de aprovação ao comportamento dele à frente da presidência da República. Além disso, 76% são favoráveis às iniciativas do presidente para tentar derrubar a taxa de juros. Os números são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada na terça-feira (14).

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), os números refletem uma forma “diferente de governar” adotada pelo presidente, ouvindo a população e preocupado com as pessoas mais humildes.

“É uma gestão que já começou mostrando os primeiros resultados. Vimos políticas sociais sendo reativadas, como o relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida. Agora, na saúde, vamos ter um grande mutirão de cirurgias, especialmente para diminuir aquela fila que foi gerada pela pandemia e o governo anterior nunca se preocupou em resolver. Além disso, em alguns dias, o Bolsa Família vai contar com o aditivo de R$ 150 por criança até seis anos de idade”, acrescentou o parlamentar.

Humberto afirma que avaliação do presidente ainda vai aumentar de forma significativa. Ele cita como exemplo a retomada de obras que estavam paralisadas e medidas que serão enviadas pelo governo ao Congresso Nacional.

“A avaliação de Lula ainda vai aumentar de forma significativa. Obras paralisadas serão retomadas e, em março, propostas relevantes serão enviadas ao Congresso. É o caso da correção da tabela do imposto de renda para pessoas mais pobres, a reforma tributária e a nova proposta de âncora fiscal para controle dos gastos públicos. Então, o governo terá grande protagonismo”, explica.

Ele acredita que as medidas adotadas no início de gestão e as próximas propostas terão influência no ânimo dos investidores.

“Teremos, na minha opinião, a retomada do crescimento econômico, apesar desses juros tão altos. Com a junção de emprego, com grande programa de transferência de renda, com políticas sociais que também geram empregos – como o Minha Casa, Minha Vida, não tenho dúvida de que o sentimento da população será amplamente favorável ao governo Lula e o país vá entrando nos trilhos”, finalizou o senador.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com 2.016 entrevistas presenciais em todo país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Aprovação de Lula e do governo
O levantamento apontou que 65% dos brasileiros aprovam como Lula se comporta desde que assumiu a presidência da República.

Além disso, o governo federal foi avaliado como ótimo ou bom por 40% dos entrevistados, enquanto outros 24% avaliam a administração de Lula como regular. A maior avaliação positiva é na região Nordeste, com 62%.

Povo contra juros altos
Sobre a pergunta se Lula está certo em tentar forçar a queda da taxa de juros, 76% dos entrevistados responderam “sim”.

Aliás, no levantamento, todas as faixas salariais votaram mais em “sim”. Até dois salários mínimos, o índice foi de 79%; entre dois e cinco salários mínimos, 77%; mais de cinco salários mínimos, 69%.

To top