Legado do PT

Lula e Dilma fortaleceram o SUS e baratearam medicamentos

Com o PT, Brasil quase dobrou gasto com saúde por habitante, estendeu o atendimento básico, passou a ter Mais Médico e atendimento odontológico
Lula e Dilma fortaleceram o SUS e baratearam medicamentos

Foto: Ricardo Stuckert

Com os governos do PT, os investimentos em saúde praticamente dobraram no Brasil. Em 13 anos, o recurso por habitante passou de R$ 244,80 em 2003 para R$ 413,00 em 2013. Além disso, o programa Mais Médicos virou realidade e beneficiou mais de 100 milhões de brasileiros. Os programas Farmácia Popular e Brasil Sorridente vieram complementar os cuidados com a população.

O The New England Journal of Medicine, um dos mais importantes semanários da área de saúde do mundo, por exemplo, escreveu que o Brasil promoveu a ampliação do acesso da população à assistência médica pelo SUS e inovou ao aperfeiçoar o atendimento à saúde básica nas comunidades. “O mundo pode aprender algumas lições com a experiência brasileira”, escreveu o semanário secular.

Os 18 mil profissionais contratados pelo programa Mais Médicos até 2015 vieram fortalecer o alicerce principal da atenção básica no Brasil, a Estratégia Saúde da Família, elevando para mais de 34 mil o número das equipes preparadas para acompanhar diariamente a saúde das populações nas periferias das grandes cidades e municípios médios e pequenos do interior. O programa Saúde da Família aumentou em 90% a cobertura da população, levando assistência para 109 milhões de brasileiros.

Confira a íntegra da matéria

 

To top