O presidente Lula conversou por telefone nesta quinta-feira, 26, com o presidente francês, Emmanuel Macron. Na conversa, abordaram a Parceria Estratégica bilateral e temas regionais e aspectos da governança global.
De acordo com nota oficial do Palácio do Planalto, “ambos concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita. Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação.
Também segundo a nota do Planalto, os presidentes discorreram sobre esforços para combater a grande ameaça representada pela mudança do clima. O presidente Lula expôs ao presidente francês os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos que organizará nos próximos meses.
Veja trecho da nota do governo:
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu hoje (26), às 12h de Brasília (DF), telefonema do seu homólogo francês, Emmanuel Macron. Durante mais de uma hora de conversa, abordaram a Parceria Estratégica bilateral e temas regionais e aspectos da governança global.
Ambos concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita. Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação.
Lula convidou Macron para que visite o Brasil e conheça o estaleiro em Itaguaí (RJ), em que são construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear fruto da cooperação bilateral.