Destaque na capa da revista norte-americana Time – “O presidente mais popular do Brasil retorna do exílio com a promessa de salvar a Nação” -, Lula falou à Time sobre democracia e o desafio de reconstruir o país após o tsunami bolsonarista que devastou o Brasil. O ex-presidente Lula é retratado como o mais importante líder do Brasil na prestigiada revista americana Time, em edição desta quarta-feira (4).
“Lula, que lançará oficialmente sua pré-candidatura no dia 7 de maio, promete levar o Brasil de volta aos bons tempos da sua Presidência (2003-2010), que ele encerrou com taxa de aprovação de 83%”, diz o texto de abertura da Time assinado pela correspondente da revista em Londres, Ciara Nugent. “Isso implicaria reavivar uma economia debilitada, salvar uma democracia ameaçada e recuperar uma nação marcada pela segunda maior taxa mundial de mortalidade ligada à Covid-19 e por dois anos de gestão caótica da pandemia”, observa Nugent.
A revista destaca ainda que o petista é líder nas pesquisas de intenção de voto nas eleições presidenciais de outubro.
À Time, Lula explicou as razões de sua pré-candidatura à Presidência, e falou da necessidade de reerguer o Brasil do abismo econômico em que se encontra depois de sua saída do Planalto e do golpe que apeou Dilma do poder, em 2016. “O que eu estou vendo, doze anos depois, é que tudo aquilo que foi política para beneficiar o povo pobre— todas as políticas de inclusão social, o que nós fizemos para melhorar a qualidade das universidades, das escolas técnicas, melhorar a qualidade do salário, melhorar a qualidade do emprego—, tudo isso foi destruído, desmontado”, ressaltou o ex-presidente.