Doutor Honoris Causa

Lula em Arapiraca: título é vitória da autonomia universitária

Além disso, como registrou Lula em seu discurso de agradecimento, a entrega do título foi uma vitória da autonomia universitária, que não se dobrou às ameaças de morte feitas ao reitor da instituição, professor Jairo Campos, após o anúncio da concessão da honraria
Lula em Arapiraca: título é vitória da autonomia universitária

Foto: Ricardo Stuckert

Mais de 2 mil pessoas lotaram o Ginásio Municipal João Paulo II, em Arapiraca (AL), para ver Luiz Inácio Lula da Silva receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Trabalhadores urbanos e rurais, estudantes, autoridades e quilombolas da Comunidade Guaxinim receberam Lula com a euforia que já se consagrou como marca registrada dessa caravana  que o ex-presidente realiza pelo Nordeste desde a semana passada.

Esta é a 19ª honraria do gênero conferida ao ex-presidente — entre elas, os títulos concedidos pelas Universidades de Coimbra (Portugal) e Salamanca (Espanha) e a Sciences-Pro de Paris. O título de Doutor Honoris Causa da Uneal, porém, tem um significado especial. A instituição estadual ampliada para a região do Agreste é um exemplo dos resultados da política educacional dos governos petistas, que assegurou a democratização do acesso e a multiplicação das vagas no ensino superior.

Além disso, como registrou Lula em seu discurso de agradecimento, a entrega do título foi uma vitória da autonomia universitária, que não se dobrou às ameaças de morte feitas ao reitor da instituição, professor Jairo Campos, após o anúncio da concessão da honraria. “Jairo, saiba que você tem um direito que nenhuma ameaça vai tirar de você. Você pode andar de cabeça erguida por seu papel de não só contribuir para a formação desses meninos e meninas, mas por ajudar a construir a consciência política deles”, afirmou Lula.

Emocionado, o reitor declarou em seu discurso que a solenidade era um momento de lavar a alma. “Querido Lula, tenho aprendido em minha vida pessoal e profissional que, ao longo da história, algumas pessoas chegam ao poder e fazem história. Este é, indiscutivelmente, um momento histórico. Estou muito feliz de poder homenagear o ‘homem que mudou a cara do Brasil”, afirmou.

Acompanhe a caravana de Lula pelo Nordeste. Clique nos ícones para ver fotos, vídeos e notícias

To top