Lula exalta sucesso do Programa de Aquisição de Alimentos

Na comemoração do 10º aniversário do PAA, outra referência mundial, Lula fala sobre a importância do programa para a agricultura familiar.

“Se existe uma coisa que me apaixona, é discutir as políticas públicas que deram certo. Se o povo ganhou com isso, eu me dou por satisfeito”, assim o ex-presidente Lula inicia seu depoimento, em vídeo, para o seminário que comemora os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que debate a importância do programa para a agricultura familiar e o desenvolvimento local.

O ex-presidente lembrou que, em 2003, com a introdução do Programa Fome Zero, era preciso resolver o problema pelo qual passava os pequenos agricultores brasileiros. “Quando críamos o Programa de Aquisição de Alimentos, a gente queria garantir ao pequeno produtor que, na colheita do seu produto, ele tivesse a garantia de que alguém fosse pagar o preço justo por aquela mercadoria. E o governo deveria arcar com essa responsabilidade”, explicou o presidente que relatou que, antes, o pequeno agricultor passava por um “eterno sofrimento” do plantio até a colheita. “Se chovesse muito ou se não chovesse, ele acabava perdendo a sua produção. Se a colheita fosse muito boa, acabava perdendo valor também”.

Lula comemorou ainda, que o Brasil conseguiu garantir a quem trabalha no campo o direito de vender o seu produto por um preço justo. Com isso, segundo Lula, o governo pode aumentar a sua base de distribuição de alimentos e também escolher os lugares mais necessitados para que esse alimento chegue para aqueles que mais necessitam.

“Todo mundo precisa de um governo. Mas, os mais pobres precisam receber uma ação preferencial do governo”, disse.

O seminário é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

No encerramento do evento, será lançado o livro “PAA – 10 anos de aquisição de alimentos”, que documenta algumas das experiências apresentadas durante o seminário.

 

Assista ao depoimento do ex-presidente Lula 

{youtube}XlpeCJ0lSCA{/youtube}

 

Leia mais:

Programa de Aquisição de Alimentos investiu R$ 5,3 bi em 10 anos

Programa de Aquisição de Alimentos é estratégia contra miséria no campo

 

To top