efeito imediato

Lula já reaproxima o Brasil do resto do mundo

Além de receber Alberto Fernández, Lula fala ao telefone com Joe Biden e líderes europeus. Noruega diz que voltará a investir na proteção da Amazônia, e China quer ampliar parcerias
Lula já reaproxima o Brasil do resto do mundo

Foto: Ricardo Stuckert

Apenas um dia depois de ser eleito presidente do Brasil, Lula já começou a reaproximar o país do resto do mundo.

Nesta segunda-feira (31), ele recebeu a visita do presidente da Argentina, Alberto Fernández, e conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com os líderes de Alemanha, França, Portugal e Cuba.

Além disso, diversos líderes mundiais continuaram saudando Lula pela vitória, e diferentes governos, como Noruega e China, manifestaram o desejo de retomar ou fortalecer parcerias com o Brasil.

América Latina integrada
O argentino Fernández viajou até o Brasil para dar os parabéns a Lula pela vitória. Os dois se encontraram em um hotel em São Paulo e conversaram sobre o futuro e a integração da América Latina.

“Encontro hoje com o amigo Alberto Fernández. A nação Argentina é um país irmão e fico feliz de retomarmos a amizade. Vamos reforçar nossa cooperação para um futuro melhor para nossos povos”, escreveu Lula no Twitter.

Já Fernández conversou com jornalistas após o encontro. Ele celebrou o fato de, desta vez, os dois terem falado “mais do futuro do que do passado” e disse que a Argentina deve ser o primeiro país a ser visitado por Lula após a posse em 1º de janeiro.

“Nós compartilhamos a mesma visão sobre a necessidade de integração da América Latina, sobre a necessidade de que a democracia se consolide em todo o continente, de que os processos eleitorais sejam devidamente respeitados e de crescermos em conjunto, trabalhando unidos”, disse Fernández.

Confira a íntegra da matéria

To top