Brasil

Lula: “O Brasil é um país soberano com instituições independentes”

Em nota, presidente da República afirma que a elevação de tarifas de forma unilateral pelos Estados Unidos será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica

Ricardo Stuckert

Lula: “O Brasil é um país soberano com instituições independentes”

"Além de ser uma inaceitável violência contra um cidadão brasileiro, a arapongagem é uma afronta à soberania nacional", disse a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, nesta quarta-feira (9/7), que as instituições brasileiras são independentes e que o país é soberano. A declaração foi emitida após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que vai taxar produtos brasileiros em 50%.

Ao tomar a decisão, que Trump diz que poderá entrar em vígor em agosto, o presidente norte-americano atacou a soberania nacional e saiu em defesa de Jair Bolsonaro e de outros golpistas. Trump, que ataca a independência brasileira, tenta impedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) coloque na cadeia os golpistas que tentaram derrubar o regime democrático.

O presidente Lula foi enfático ao destacar que os interesses do povo brasileiros são protegidos. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém. O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, escreveu Lula.

Edinho Silva: “Não queremos um país de privilégios”

Lula destacou que “é falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano” e ressaltou que “as estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”.

O presidente Lula afirmou que será aplicada a lei de reciprocidade, onde a taxação pode ser devolvida de maneira integral. Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, completou o presidente.

Leia a nota na íntegra

Reação

O presidente do PT, Humberto Costa, destacou que a soberania brasileira é inegociável. “Nossa soberania não é negociável. A decisão deplorável de Trump, de quem Bolsonaro lambe as botas, não é contra um governo, é contra o Brasil”, disse o senador.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que “a subserviência de Bolsonaro aos EUA está custando caro ao país”. O projeto do presidente Lula é taxar os super ricos, o de Bolsonaro é taxar o Brasil! A subserviência de Bolsonaro aos EUA está custando caro ao país. As mentiras que ele e a família espalharam sobre o Brasil e o STF serviram de pretexto para Donald Trump taxar as exportações brasileiras. Trump nunca esteve preocupado com democracia em lugar nenhum, muito menos com o destino de Bolsonaro. O que ele teme é o fortalecimento das relações comercias e financeiras do Sul Global, que o Brasil ajuda a construir nos BRICS e outros fóruns globais. Não seremos reféns de Trump nem de Bolsonaro”, escreveu ela.

To top