Em pronunciamento histórico no 7 de setembro, Luiz Inácio Lula da Silva denunciou a irresponsabilidade do governo Bolsonaro pela crise sanitária, econômica, política e social que o país atravessa e conclamou: “O Brasil que quero reconstruir com vocês é uma Nação comprometida com a libertação do nosso povo, dos trabalhadores e dos excluídos”.
A repercussão da fala de Lula foi grande. Os principais jornais do país, a imprensa alternativa e as redes sociais trouxeram partes dos 24 minutos do seu discurso.
Os senadores do PT destacaram, em seus perfis no Twitter, o pronunciamento de Lula. Para o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), a mensagem de Lula traz esperança: “sim, Lula, vamos juntos reconstruir o Brasil! O seu discurso é uma expressão do amplo conhecimento que senhor carrega, presidente, sobre o Brasil. E traz uma valiosa mensagem de esperança para o povo brasileiro!”
A necessidade de reconstrução do país também foi destacada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA): “em pronunciamento ao povo brasileiro neste 7 de setembro, o ex-presidente Lula fala como um verdadeiro estadista e conclama a todos e todas que estão do lado da democracia a lutarem juntos pela reconstrução do país.”
“As palavras de Lula, sempre certeiras, enchem o coração do povo de esperança. Vivemos o pior momento da história do nosso país, com um governo que banalizou a morte, ignorou os mais pobres e retira direitos todos os dias. Temos muito a construir, vamos juntos”, publicou o senador Humberto Costa (PT-PE).
Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN) disse em suas redes que todos os brasileiros deveriam assistir o discurso de Lula, mesmo aqueles que não concordem com ele: “Emocionante! Uma verdadeira aula sobre o que se esperar de um País Soberano e qual a função do Estado”.
Aproveitando a data em que se comemora a independência do Brasil, Lula reiterou, em seu pronunciamento, a necessidade de garantir a soberania do país, ao dizer que “a garantia da soberania nacional não se resume à importantíssima missão de resguardar nossas fronteiras terrestres e marítimas e nosso espaço aéreo. Supõe também defender nosso povo, nossas riquezas minerais, cuidar das nossas florestas, nossos rios, nossa água”.