Lula recebe 26º titulo doutor honoris causa

Acompanhado da presidenta Dilma, Lula recebeu a honraria da UFABC.

Lula recebe 26º titulo doutor honoris causa

A UFABC concedeu o título a Lula em reconhecimento pela sua trajetória política e pelo desenvolvimento do ensino superior durante seus mandatos.

lula_interna

“Este é o título mais marcante e importante
da minha vida, porque aqui é minha casa”
(Instituto Lula)

 

Foi o primeiro título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) paulista e o 26º recebido pelo homenageado. Nesta quarta-feira (4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestiu novamente a beca vermelha e se tornou o primeiro doutor de uma das universidades por que mais tem carinho: a que garantiu oportunidade de acesso ao ensino superior para os filhos dos metalúrgios e operários da região onde surgiu o Partido dos Trabalhadores e onde o metalúrgico Luiz Inácio se tornou o líder político Lula.

“Este é o título mais marcante e importante da minha vida, porque aqui é minha casa”, resumiu.  Segundo ela, a sanção da Lei 1.145/05, que instituiu a Universidade foi “uma das maiores alegrias que tive, como presidente.

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanharam a cerimônia. A UFABC concedeu o título a Lula em reconhecimento pela sua trajetória política e pelo desenvolvimento do ensino superior durante seus mandatos.

Um dos grandes momentos da cerimônia foi o concerto de jovens moradores da comunidade de Heliópolis, uma região carente de São Paulo. Os músicos executaram várias músicas de compositores nordestinos, entre elas, “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga e “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil.

A universidade do ABC foi fundada em 2005, durante o primeiro mandato de Lula e essa foi a primeira vez em que as comunidade acadêmica e estudantil decidiram conceder a um cidadão os mesmos direitos de um acadêmico que tenha passado por todo o processo de obtenção do doutorado.

lula-dilma

Lula afirmou que as palavras dos dois
estudantes “valeram a viagem da presidenta
Dilma a São Bernardo do Campo”
(Instituto Lula)

 

Em seu discurso, Lula disse que nenhum país do mundo que pretenda crescer pode abrir mão de um ensino superior de qualidade e defendeu investimentos permanentes e crescentes nas universidades públicas como forma de garantir a democratização do acesso a todos os brasileiros.

A importância dada à educação nos últimos dez anos, foi exaltada por Lula. “Em matéria de educação, tudo é prioritário: da creche ao doutorado; da alfabetização ao ensino técnico; da merenda escolar ao laboratório científico”. Lula disse ainda que agora todo jovem brasileiro tem a oportunidade de se formar, algo antes visto como impossível.

O padrinho da homenagem, prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho se emocionou ao homenagear Lula por ter sido somente em seu governo a criação a universidade, que segundo ele já reflete bons resultados em toda região do ABC. O reitor da UFABC, professor Helio Waldman lembrou que o ex-presidente “não aceitou nenhum título de honoris causa nos seus dois mandatos de presidente, esperou ser um cidadão comum para aceitar.

Estudantes
Os estudantes Guilherme Afonso Gomes Santos, aluno de Ciências e Humanidades e Gabriel Camargo, presidente do Diretório Central os Estudantes da UFABC, filhos de sindicalistas do ABC, prestaram uma homenagem ao ex-presidente Lula durante a cerimônia.

Guilherme agradeceu a Lula por “não ter se esquecido da classe trabalhadora durante seus dois mandatos, como presidente da República”.  “Essa solenidade não é um favor, nem um comício, mas sim o reconhecimento aos serviços prestados à nossa região, ao Brasil e ao povo brasileiro, e principalmente pelo empenho na criação de nossa universidade. Parabéns Lula”. Gabriel falou da possibilidade “dos filhos da classe operária terem direito à universidade”.

Lula afirmou que as palavras dos dois estudantes “valeram a viagem da presidenta Dilma a São Bernardo do Campo”.

Giselle Chassot

Leia mais:

Saiba quais foram os prêmios recebidos pelo ex-presidente Lula

Lula recebe o Prêmio Interamérica 2013

Na Argentina, Lula recebe mais um Honoris Causa

Lula agradece às universidades e diz que dia será inesquecível em sua vida

“A juventude precisa voltar a sonhar”, diz Lula a estudantes em Paris


To top