No primeiro dia após receber a notícia de que conseguira vencer o câncer de laringe, que requereu cinco meses de tratamento e interrupção de suas atividades, o ex-presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira (29/03), no Instituto Lula, a visita dos senadores Walter Pinheiro, líder da bancada do partido, e o senador Jorge Viana (PT-AC).
O encontro entre os três lideres já havia sido agendado antecipadamente, mas, por uma feliz coincidência, ocorreu no dia seguinte à divulgação dos resultados dos exames realizados no hospital Sírio-Libanês que indicaram a remissão completa do câncer.
As impressões colhidas pelos dois senadores do PT foram as melhores possíveis. “Ele está muito ativo, apesar das recomendações médicas de voltar pouco a pouco à plena atividade”, disse o senador Pinheiro. “É como se ele tivesse nascido de novo”, completou o senador Viana.
Ambos frisaram à reportagem do site da Liderança do PT no Senado que não conseguiram disfarçar a emoção ao ver Lula plenamente recuperado e agradecido “pela glória alcançada de ter vencido essa doença terrível”, como traduziu o senador Pinheiro, logo após o encontro que se estendeu por quase duas horas.
“Foi como visitar um irmão nosso, plenamente restabelecido, ansioso por retomar sua agenda e reiniciar suas caminhadas pelo Brasil e procurar sua reinserção depois da quarentena a que teve que se submeter, para sair vitorioso de uma luta pela própria vida”, ilustrou o senador baiano, ressaltando o bom humor de Lula ao citar que, em breve, pretende fazer uma visita ao “galego Wagner”, referindo-se ao governador da Bahia, Jaques Wagner. Na retomada da agenda, antecipou ainda o senador, Lula pretende visitar Brasília, para um encontro com as bancadas do PT e da Base de Apoio ao Governo na Câmara e no Senado.
“Falamos até de futebol, mas muito pouco de política – até para não botar mais pilha nele, antes da hora”, brincou Walter Pinheiro. “Ele está muito mais forte do que sua aparência indica”, acrescentou o líder do PT no Senado. “Parece muito com alguém que está começando agora, mas com muito mais fé
A disposição de Lula surpreendeu a ambos até o final do encontro, quando a assessoria do ex-presidente deu sinais de que ele deveria ser poupado, e que seu retorno deve ser paulatino. “Quando chegou a hora de nos despedirmos, ele mesmo disse: ‘rapaz, eu ficaria aqui o dia todo conversando com vocês’”, disse Pinheiro.
Com o senador Jorge Viana, Lula assumiu o compromisso de visitar o Acre. “Ele me disse que quer ver as pontes estaiadas que nós erguemos quando fui governador do estado, e até combinamos uma pescaria. Ele sabe que eu gosto muito de pescar, mas ele ainda é uma promessa de pescador”.
A disposição do ex-presidente, pontuou Viana, “alimenta a alma da gente”. “Para mim foi extraordinário. Foi um presente que eu recebi poder estar com ele, logo no dia seguinte em que ele recebeu a notícia de que venceu o câncer”.
O sentimento comum de ambos é o agradecimento demonstrado por Lula a todos que torceram pelo seu restabelecimento. “Ele está recebendo telefonemas de todas as partes do mundo, dando-lhe parabéns pela vitória”, disse ainda Viana, lembrando que, durante o encontro, Lula recebeu um telefonema do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, comemorando o êxito do tratamento médico.
“Senti que ele está muito agradecido pela solidariedade que recebeu durante o difícil período em que passou. Isso o sensibilizou muito, e posso dizer que seu ânimo com a vida renovou as minhas energias”, completou o senador Jorge Viana.
Leia mais:
Instituto Cidadania confirma que Lula está curado do câncer
Veja o vídeo do ex-presidente Lula
{youtube}3ynAjwlsWZ0{/youtube}