Lula recebe, no Canadá, o Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos

Premiação reconhece contribuição do ex-presidente para a inclusão social e o combate à fome, focos do programa Bolsa Família.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (06/11), o prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos, concedido pela Canadian Auto Workers (CAW), a Associação Canadense de Trabalhadores da Indústria Automotiva. A entrega ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A entidade canadense mantém relações de correspondência com a brasileira Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lula participou da abertura da Conferência Nacional de Negociação Coletiva Metalúrgica e discursou no evento.

Durante a entrega, foi apresentado um vídeo com saudação do presidente nacional da CAW, Ken Lewenza, para quem o prêmio é um reconhecimento à contribuição do ex-presidente do Brasil para a inclusão social e o combate à fome. “Você deu enorme esperança a todos nós, mundo afora, mostrando que há alternativas ao modelo conservador de tantos governos hoje em dia”, diz Lewenza na gravação.Lula também discursou no evento. O prêmio, oferecido a cada três anos a uma personalidade mundial, foi concedido a Lula em agosto deste ano. Como a agenda do ex-presidente não permitiu a viagem ao Canadá, a entrega foi transferida para a cidade onde Lula reside.

Bolsa família

Governos e entidades apartidárias vem reconhecendo a excelência do Bolsa Família. Tanto é assim que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu sua importância no combate à desigualdade social, adotando-o como referência mundial. Os mecanismos de concessão de benefícios e fiscalização do Bolsa Família – criados nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff –  estão entre os mais recomendados pela ONU para combater a fome e a miséria em países pobres. Graças também à redução da miséria no Brasil, o ex-presidente Lula foi homenageado por governos de outros países e instituições de seriedade indiscutível, como, por exemplo:

Prêmio Príncipe das Astúrias, do governo da Espanha, concedido em 2003

Prêmio L ‘homme de l ‘année (Homem do Ano), entregue pelo jornal Le Monde (França), edição 2009

Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny, da Unesco, concedido em 2010;

Prêmio das Quatro Liberdades, Holanda, 2012

Prêmio Internacional da Catalunha, Espanha 2012

 

Confira aqui os principais prêmios e homenagens recebidos por Lula a partir de 01/01/2011, quando deixou a Presidência da República.

 

Com Linha Direta

To top