Lula retoma roteiro previsto em 2011 e visita países africanos

Entre os dias 16 e 23 de novembro, o ex-presidente Lula visitará a África do Sul, Moçambique, Etiópia e Índia, em roteiro que relembra grandes lutas sociais nos dois continentes.

No dia 16 de novembro, na África do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia um roteiro por quatro países e dois continentes. Na viagem, Lula encontrará chefes de estado e de governo, jovens, dirigentes sindicais, lideranças populares e empresários. Lula deve retornar ao Brasil no dia 24 de novembro.

Lutas pela independência, contra o racismo, pela democracia e por justiça social marcam os países que serão visitados nesta viagem. As atividades do ex-presidente relembram nomes importantes da história mundial como Nelson Mandela, Steve Biko, Samora Machel, Indira Gandhi e Jawaharlal Nehru.

Esse roteiro estava pronto para ser seguido no ano passado, mas teve de ser adiado em função do câncer diagnosticado no ex-presidente. Recuperado, ele retoma essa agenda dando continuidade, na África, ao trabalho de aproximação com os países do continente que o Instituto Lula vem desenvolvendo desde sua criação.

Nos contatos com os chefes de Estado, e particularmente em sua visita à sede da União Africana, Lula tratará do grande encontro organizado pela FAO, em parceria com a União Africana, que acontecerá em 4 e 5 de março de 2013, em Adis Abeba. O evento tem apoio do Instituto Lula e terá como tema a coordenação das ações de combate à fome na África.

Como em todos os encontros que Lula tem fora do Brasil, a crise econômica mundial, o sucesso das políticas sociais brasileiras, o desenvolvimento sustentável e a paz serão temas presentes.

Na Índia, última parada do roteiro, Lula receberá o Prêmio Indira Gandhi. O ex-presidente também fará discurso em homenagem a Jawaharlal Nehru, líder da luta pela independência indiana e primeiro primeiro-ministro da história do país.

Após a visita à Índia, o ex-presidente retorna ao Brasil.

Programação

Sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Encontro com o presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma
Palestra para empresários

Sábado, 17 de novembro de 2012
Encontro com jovens sul-africanos na Fundação Steve Biko
Encontro com dirigentes da Cosatu (Congresso dos Sindicatos Sul-africanas) na sede da entidade

Segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Encontro com Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza
Evento em homenagem a Samora Machel no Centro de Documentação Samora Machel

Terça-feira, 20 de novembro de 2012
Palestra para empresários

Quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Encontro com Primeiro Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Hailemariam Desalegne
Encontro com a presidenta da União Africana Nkosazana Dlamini-Zuma, em visita à sede da União Africana

Quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Cerimônia de entrega do prêmio Indira Gandhi
Encontro com o Primeiro-Ministro da República da Índia, Manmohan Singh

Sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Palestra para empresários
Conferência no Nehru Memorial

Com informações do PT Nacional

To top