Lula visita no Acre iniciativas inovadoras na economia – e que deram certo

Lula visita no Acre iniciativas inovadoras na economia – e que deram certo

Lula: o presidente ex-presidente que mais visitas fez ao AcreO ex-senador Aníbal Diniz (AC) escreve nesta semana sobre a agenda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá no Acre nesta semana. O roteiro de Lula é simbólico, pois vai além de visitas a empreendimentos que deram certo para a economia da região.

Lula e as experiências de sucesso no Acre! – Aníbal Diniz

O presidente de honra do PT e ex-presidente da República Federativa do Brasil entre janeiro de 2003 e dezembro de 2010, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre agenda no Acre neste início de semana, tendo como principal compromisso participar do ato de inauguração do frigorífico Dom Porquito, em Brasiléia, ao lado do governador Tião Viana, parlamentares federais e estaduais, prefeitos, empresários e lideranças de diversos segmentos representativos da sociedade acreana. Brasiléia é o município onde se deu o assassinato do sindicalista Wilson de Souza Pinheiro, em julho de 1980, e, exatamente por ter participado do ato de protesto contra a violência e de solidariedade aos seus familiares e ter dito em seu discurso a frase “chegou a hora da onça beber água”, Lula foi processado e enquadrado na Lei de Segurança Nacional, juntamente com o ambientalista Chico Mendes, que menos de uma década depois foi assassinado em Xapuri pela mesma causa.

É uma pena que não possa me fazer presente, mas acompanhei de perto o projeto de expansão do empreendimento Dom Porquito, que iniciou com o abatedouro de frangos Acreaves, na virada do governo Jorge Viana para o governo Binho Marques, e ganhou maior impulso no governo Tião Viana, que teve a visão de diversificar a cadeia produtiva até então restrita à avicultura para a suinocultura de excelência. E a parceria com o empresário Paulo Santoyo, um profundo conhecedor do negócio, permitiu que as duas agroindústrias se consolidassem. Trata-se de uma parceria público, privada e comunitária de altíssimo impacto econômico e social porque, ao mesmo tempo em que gera centenas de empregos diretos no processamento e cortes especiais de suíno para exportação, fomenta outras centenas de empregos indiretos através dos galpões para onde os leitões de excelência genética são distribuídos para a engorda. O frigorífico Dom Porquito mantém as matrizes e os reprodutores sob gerenciamento direto e terceiriza o processo de engorda, gerando empregos, renda e desenvolvimento econômico para a região.

Nada mais justo que o presidente Lula, aquele que mais visitou o Brasil e certamente o que mais visitou o Acre antes, durante e depois de seus mandatos presidenciais, esteja presente nesse momento de celebração e de vitória. Trata-se de uma conquista eivada de significado para todos que amam e querem o melhor para o Acre, porque é fruto da boa governança, é fruto da ousadia de quem vê além do presente e dá os passos que se fazem necessários para que os projetos sejam viabilizados. O Acre, como todas as outras unidades da federação, sofre com os reflexos da crise econômica e política. Talvez até mais, por sua localização geográfica e outras peculiaridades que lhe impõem desvantagens comparativas com outras regiões. Mas, longe de reclamar da sorte, o governador Tião Viana tem sido o grande estimulador de empreendimentos que certamente não aconteceriam se não contassem com o braço forte do governo lhes dando apoio. É o caso do complexo da piscicultura, em Rio Branco, que integra numa única planta industrial a produção de alevinos, a fabricação de ração e o frigorífico de filetagem de pescados para exportação, que em breve fomentará a produção e comercialização de algo em torno de 100 mil toneladas de peixes por ano. Uma cadeia produtiva que envolve grandes, médios e pequenos produtores do Estado.

Outro compromisso que merece destaque na agenda do presidente Lula no Acre é a visita que ele fará à Cooperacre, a central de cooperativas que mais compra, mais processa e mais exporta castanha na Amazônia. Foi graças ao trabalho inovador da Cooperacre, tendo à frente o seringueiro Manoel Monteiro, o Manoel da Gameleira, como superintendente, e como presidente, gerente administrativo e financeiro o excepcional gestor Manoel José, que hoje o Acre se transformou no principal exportador de castanha industrializada da Amazônia. A Cooperacre tem faturamento de 40 milhões de reais por ano na exportação de castanhas e polpas de frutas regionais, como açaí, cupuaçu, graviola, acerola e outras.

Por se tratar de uma organização que é fruto da luta histórica empreendida por Wilson Pinheiro e por Chico Mendes, que desde o primeiro comento contaram com o apoio e a solidariedade do então sindicalista Luiz Inácio da Silva, a visita que Lula fará esta semana à Cooperacre se reveste de grande significado.

Seja bem vindo, Lula! Com certeza, o hospitaleiro povo do Acre vai lhe receber de braços abertos!

Aníbal Diniz, 52, jornalista, graduado em História pela UFAC, foi diretor de jornalismo da TV Gazeta (1990 – 1992) assessor da Prefeitura de Rio Branco na gestão Jorge Viana (1993 – 1996), assessor e secretário de comunicação do Governo do Acre nas administrações Jorge Viana e Binho Marques (1999 – 2010) e senador pelo PT- Acre (Dez/2010 – Jan/2015), assessor da Liderança do Governo no Congresso Nacional entre março e outubro de 2015 e atual integrante do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

To top