Liberdade para Lula

Lula: Vou chegar de cabeça erguida e sair de peito estufado

"Não adianta achar que pararei, porque eu não sou mais só um ser humano. Eu sou uma ideia e esta ideia já está na cabeça de vocês"
Lula: Vou chegar de cabeça erguida e sair de peito estufado

Foto: Francisco Proner

Os progressistas de todo o País estão convocados para retomar a vigília em defesa de Lula, iniciada na última quinta-feira (5), em São Bernardo, em Curitiba (PR). O ponto de concentração é em frente à sede da Policia Federal (Rua Sandália Monzon 210, bairro de Santa Cândida). A convocação foi feita pela presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, logo após o anúncio feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que iria cumprir o mandato de prisão expedido pelo juiz da Lava Jato, Sérgio Moro.

Lula comunicou sua decisão às milhares de pessoas que cercavam a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Vou cumprir o mandado, e cada um de vocês vai se transformar em um Lula. Não adianta achar que pararei, porque eu não sou mais só um ser humano. Eu sou uma ideia e esta ideia já está na cabeça de vocês. Esse pescoço não se curva, vou entrar de cabeça erguida e sair de peito estufado de lá”, avisou o ex-presidente para a multidão, reagia aos gritos de “Eu sou Lula!”

Vigília
O ex-presidente estava concentrado na sede do sindicato, seu berço político, desde o início da noite de quinta-feira, quando foi anunciada a determinação de sua prisão. Em vigília permanente, gente de todo o país formou um cordão humano em defesa do maior líder político da história do Brasil.

Moro facultou a Lula a possibilidade de se apresentar em Curitiba até as 17 horas da última sexta-feira (6) para dar início ao cumprimento da pena de 12 anos e um mês a que foi condenado, ainda em segunda instância, no caso do apartamento do Guarujá. Lula decidiu esperar a realização da missa em homenagem a Marisa, que completaria 68 anos neste sábado (7).

https://www.facebook.com/PTnoSenado/videos/1646649598746536/


Indignação e coragem
Lula fez questão de explicar aos manifestantes as razões de sua decisão de se apresentar a Moro. Não foi fácil. A todo instante, era interrompido pelo coro de “Não se entrega!” e “Lula Livre” que ecoava da multidão. Ele não usou meias palavras para expressar a indignação que sente diante da condenação política e sem provas nesse processo —“Não estou acima da justiça, mas quero que aquele procurador do power point guarde a convicção dele para seus comparsas e asseclas” — e contra os veículos da grande imprensa, mas ressaltou: “Eles não se dão conta de que quanto mais me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro”.

O cumprimento ao mandado de prisão, explicou Lula, tem também o espírito de “transferir a responsabilidade. Eles acham que tudo que acontece neste país acontece por minha causa. Não adianta tentar acabar com as minhas ideias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las. Todos vocês, daqui pra frente, vão virar Lula e vão andar por este país fazendo o que você tem que fazer, e é todo dia!”

Leia a íntegra do discurso de Lula em São Bernardo no Brasil de Fato

To top