Luz para Todos tirou mais de 15 milhões de pessoas da escuridão. Você sabia?

Luz para Todos tirou mais de 15 milhões de pessoas da escuridão. Você sabia?

O Luz para Todos é uma espécie de máquina do tempo: ajuda a vencer o passado e construir o futuroAté parece ficção do século 19, mas era a realidade de boa parte da nossa população em pleno século 21. Com o Luz para Todos, criado em 2003, pelo governo Lula, quando a atual presidenta Dilma era ministra de Minas e Energia, 15,2 milhões de brasileiros conquistaram o acesso à energia elétrica.

Assim esses brasileiros antes excluídos, puderam comprar itens básicos como geladeiras, televisões, computadores; uniram-se em cooperativas e, graças ao crédito facilitado, investiram em trituradores de ração, freezers para conservar o pescado, sistemas de irrigação. O Luz para Todos é uma espécie de máquina do tempo: ajuda a vencer o passado e construir o futuro.

O Luz para Todos ajudou a iluminar não só o país, mas também o debate sobre o papel do Estado. Antes do governo Lula, cabia ao mercado levar – ou não – conforto e dignidade a quem vivia na escuridão. E como o mercado sempre cobra caro, o programa Luz no Campo, lançado pelo PSDB em 1999, não deslanchou. Impossibilitadas de arcar com os altos custos do programa, as famílias pobres do campo continuaram sem luz.

A partir do governo Lula, o Estado assumiu o papel de indutor do desenvolvimento, gerador de oportunidades e promotor da cidadania.

Com informações do Instituto Lula 

Para saber mais, acesse:
http://www.brasildamudanca.com.br/luz-para-todos/luz-para-todos

 

To top