Maior participação das mulheres na política

Ana Rita diz que relatório do deputado Henrique Fontana está prestes a dar um passo importante para contemplar reivindicação dos movimentos de mulheres.

Maior participação das mulheres na política

A senadora Ana Rita (PT-ES) acredita que a Câmara dos Deputados está prestes a dar um passo importante para garantir maior participação das mulheres na política, por entender que o relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) sobre a reforma política vai contemplar essa reivindicação dos movimentos de mulheres. “Defendemos na reforma política que seja assegurada a paridade entre homens e mulheres. Aqui no senado, a lista pré-ordenada foi prejudicada, mas acreditamos que essa proposta seguirá adiante na Câmara”, disse ela.

Ana Rita participou ontem do Ato da Reforma Política na Câmara dos Deputados e a mobilização de mulheres apresentou a necessidade de aumentar a presença feminina no Parlamento.

A senadora entende que uma das questões favoráveis que contribuirá para aumentar a participação das mulheres é o financiamento público e exclusivo de campanhas eleitorais, porque facilitará a participação de todos os candidatos em condições de igualdade. Para Ana Rita, o financiamento público e exclusivo de campanha é fundamental porque entre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para lançar suas candidaturas está o maior obstáculo personificado na questão financeira.

“O financiamento público é fundamental não só para as mulheres, mas por garantir uma participação igual de todos os candidatos. Mais do que isso até, porque o financiamento público dá mais transparência; evita a formação de caixa dois; evita a corrupção e a utilização indevida ou exagerada de recursos privados”, afirmou.

Quando a proposta da Câmara dos Deputados for encaminhada para casa revisora, o Senado, Ana Rita disse que continuará empenhada em estabelecer a paridade entre homens e mulheres no processo eleitoral.

Ouça a senadora Ana Rita

{play}images/stories/audio/anarita_0510.MP3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

Marcello Antunes

Leia mais

Suplicy e Aníbal contrários suplentes-parentes

Reforma: lideranças defendem aprovação de relatório

Reforma política: mulheres defendem cotas

To top