Mais de 13,7 milhões de trabalhadores recebem o abono salarial

:: Da redação16 de outubro de 2012 13:23

Mais de 13,7 milhões de trabalhadores recebem o abono salarial

:: Da redação16 de outubro de 2012

O abono salarial PIS/Pasep já chegou às mãos de cerca de 13,7 milhões de trabalhadores, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apurados até setembro. A taxa de cobertura ficou em 67,5% e foram injetados R$ 8,46 bilhões na economia. No total, foram identificados 20,4 milhões de trabalhadores com direito a receber o benefício. O exercício financeiro 2012/2013 do abono salarial teve inicio em 1º de julho deste ano e se encerrará em 28 de junho de 2013.

A maior taxa de cobertura está na região Nordeste, que pagou o benefício a 3.268.282 trabalhadores, totalizando R$ 2 milhões e taxa de cobertura de 73,86%. Entre os estados, a Paraíba teve a maior taxa de cobertura, com 79,81%. No estado, já receberam o abono mais de 259 mil trabalhadores de um total de 325 mil identificados. A menor taxa ocorreu no Centro-Oeste, com 64,76%.

Benefício

O abono salarial do PIS/Pasep equivale ao valor de um salário mínimo e funciona como o 14º salário do trabalhador. Têm direito os trabalhadores que tiveram os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que tenham trabalhado com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e recebido, em média, até dois salários mínimos. Também é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há cinco anos.

Como receber

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no Pasep recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.

Em Questão

Leia também