Manipulação: em chamada de capa sobre Delcídio, Folha traz foto de Lula

Manipulação: em chamada de capa sobre Delcídio, Folha traz foto de Lula

Imagem traz ainda legenda sobre supostas críticas de Lula a Delcídio, mas Instituto Lula desmentiu o jornalEm uma nova tentativa de ataque à maior liderança política do País, a manchete de capa da Folha de S.Paulo da edição desta sexta-feira (27) é sobre uma falta do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). No entanto, a foto que “ilustra” a chamada é uma grande imagem de Lula. Uma confirmação, dia após dia, que a mídia oligopolizada desce ladeira abaixo e joga no lixo a reputação que já teve algum dia; que abandonou de vez seguir seu próprio Manual.

O título da matéria é uma frase do senador Delcídio explicando, em depoimento à Polícia Federal que, por “questão humanitária”, reuniu-se com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Já na foto, Lula está com ar cabisbaixo. Para entender a relação da foto e o título, só mesmo com a minúscula legenda da imagem: “O ex-presidente Lula, que fez críticas ao senador Delcídio do Amaral”. Mas Lula fez mesmo tais críticas, dizendo que “foi coisa de imbecil”?, porque como está virando rotina, o Instituto Lula foi obrigado a desmentir mais essa invencionice da Folha.

No Facebook do Muda Mais, a junção dos temas, a capa e o título da matéria que cita Delcídio, também é questionada: “Dos quatro parágrafos do texto da capa, apenas no último, em uma frase, Lula é citado. É só ao fim do texto que a matéria fala de críticas do ex-presidente ao senador. Ressalte-se, mais uma vez, que em nota o Instituto Lula desmentiu a fala atribuída a ele”. Com medo da Lei de Direito de Resposta, a Folha pelo menos não omitiu a resposta do Instituto, mas aí usou outro artifício que a informação teria sido confirmada por dois participantes do almoço. Veja que a Folha não cita quem são esses dois participantes, rasgando, assim, seu Manual de Jornalismo. Para construir seu enredo, a Folha manteve a foto é de Lula. 

Vale notar que o Muda Mais observou, ainda, que o jornal induz o leitor a crer que o assunto tem a ver com Lula, quando, na verdade, a reportagem fala das relações de Delcídio com Bernardo (filho de Nestor Cerveró) e André Esteves.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), também no Facebook, questiona a imagem e a manchete da Folha. Ele afirma, categoricamente, que “na tentativa de manipular a verdade, mais uma vez o jornal Folha de São Paulo dá uma demonstração do que é o mau jornalismo”. ”É dessa maneira que se manipula a verdade e se busca de maneira constante atacar a maior liderança popular do nosso País”, comentou em um vídeo publicado na rede social.

 

Leia mais:

Líderes explicam seus votos na sessão que manteve a prisão de Delcídio

To top